Fernando Serra

Fernando Serra é doutor em engenharia pela PUC RJ e diretor acadêmico da HSM educação. Possui mais de 20 anos de atuação na área de ensino como coordenador de curso, professor e pesquisador, com passagem pelas maiores escolas de negócios do Brasil, onde obteve grande êxito e reconhecimento na construção de cursos e produtos educacionais para empresas e executivos.


Fernando Serra é doutor em engenharia pela PUC RJ e diretor acadêmico da HSM educação. Possui mais de 20 anos de atuação na área de ensino como coordenador de curso, professor e pesquisador, com passagem pelas maiores escolas de negócios do Brasil, onde obteve grande êxito e reconhecimento na construção de cursos e produtos educacionais para empresas e executivos. Serra atuou, por muitos anos, como professor e palestrante em diversas escolas de negócios e conferências pelo mundo, com passagem em Portugal, Estados Unidos, França e Bangladesh. Em 2012 foi premiado na Índia e reconhecido no World education congress como o ''Top professor in strategy''. Serra atua desde 2011 em parceria com Philip Kotler (a maior autoridade em marketing do mundo) e outros 50 experts internacionais no World marketing summit, que utiliza ferramentas de estratégia e marketing para promover ações focadas na melhoria de qualidade de vida ao redor do mundo. É autor de 12 livros que são referências internacionais nas áreas de estratégia, inovação e empreendedorismo. A sua pesquisa, relatada em diversos artigos e revistas internacionais, centra-se fundamentalmente na estratégia de empresas, declínio organizacional, papel estratégico das altas gerências, empreendedorismo e, evolução e influência dos estudos de estratégia. Atuou como executivo e consultor em empresas por mais de 20 anos. Atualmente participa como professor pesquisador do programa de pós-graduação da Universidade nove de julho, do grupo de pesquisa em planejamento estratégico e empreendedorismo da FEA/USP e do centro de investigação Glob advantage, além de ser pesquisador com bolsa de produtividade pelo CNPq. Antes de dedicar-se à carreira acadêmica foi executivo de um grande grupo multinacional belga e de empresa industrial em Portugal.

Temas das palestras:

O que todo executivo deveria saber sobre estratégia

Orientar aos executivos sobre o que é importante nas decisões estratégicas, visto que a educação executiva se foca demais em ferramentas de planejamento, esquecendo dos desafios reais da reflexão estratégica e da execução da estratégia no ambiente competitivo e institucional.

O tempo na sua vida

Provocar a reflexão sobre o presente e futuro de forma abrangente, e sugerir formas de lidar com a produtividade e o uso do tempo.

O que os gestores precisam e buscam no coaching?

Fazer com que o participante potencialize suas competências para seguir seu cominho pessoal e profissional com equilíbrio e conseguir chegar ao sucesso desejado.

Gestão de projetos pessoais

Fazer com que o participante se planeje melhor e com isso alcance o sucesso desejado.

Por que os inovadores nem sempre capturam os lucros de suas inovações

Chamar a atenção e apresentar aos executivos os desafios em tornar uma inovação em um modelo de negócios.