São Paulo/SP

Fernando Meligeni

Fernando Meligeni é um ex-tenista profissional brasileiro que atualmente trabalha como comentarista. É considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos dez maiores tenistas brasileiros da era aberta. Em 2008 escreveu o livro "Aqui tem! Histórias e memórias de Fernando Meligeni". Em 2010 foi incluído na calçada da fama do Maracanãzinho.


Fernando Meligeni é um ex-tenista profissional brasileiro que atualmente trabalha como comentarista. É considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos dez maiores tenistas brasileiros da era aberta. Começou cedo no tênis e, em 1990, quando decidiu tornar-se profissional, teve que escolher qual país iria defender: Brasil ou Argentina. Optou pela nacionalidade brasileira. Durante sua carreira conquistou três títulos de nível ATP em simples e sete títulos em duplas, a maioria ao lado do seu compatriota Gustavo Kuerten. Chegou as semifinais do torneio de Roland Garros em 1999, o que levou a ser N° 25 do ranking da ATP. Conquistou a medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-americanos de 2003. Meligeni ganhou fama e reconhecimento vencendo tenistas consagrados como Pete Sampras, David Nalbandián, Carlos Moyá, Andy Roddick, entre outros. Após encerrar a carreira, ''Fininho'' foi presença marcante em todos os eventos relacionados ao tênis brasileiro. Graças ao seu carisma ele conquistou fãs dentro e fora das quadras. Atualmente é comentarista de tênis dos canais ESPN. Em 1996 um ano de glórias. Ganhou seu segundo titulo de torneios da ATP em Pinehusrt, nos Estados Unidos, derrotando Patrick Rafter e vencendo na final o sueco Mats Wilander. Representou o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (vaga conseguida depois de uma disputa burocrática que o forçou a pagar a própria viagem para os Estados Unidos), e alcançou a semifinal, onde foi derrotado pelo catalão Sergi Bruguera. Na disputa pela medalha de bronze perdeu de virada para o indiano Leander Paes. Com o 4o lugar em Atlanta, Meligeni alcança a melhor posição de um tenista brasileiro na história das Olimpíadas.

Em 1997 um ano prodigioso nas duplas, onde alcançou seu melhor ranqueamento (34° posição em 3 de novembro). Foi campeão do ATP tour de Estoril (Portugal), do ATP tour de Bolonha (Itália), do ATP tour de Stuttgart (Alemanha), do ATP tour de Bogotá (Colômbia), e do Challenger de Salinas (Equador). Nos torneios de simples foi finalista do Challenger de Prostejov (República Tcheca), e semifinalista do ATP tour da Cidade do México. Um outro momento de brilho do ano foi quando derrotou, em Atlanta, o então vice-líder do circuito Michael Chang, batendo-o de virada por 2/6, 6/3 e 6/4. Em 1998, conquistou o título do Challenger de São Paulo. Na Republica Checa, no torneio de Praga, ganhou seu ultimo titulo da ATP, vencendo na final o então número seis do mundo Yevgeny Kafelnikov. Nas duplas venceu o ATP Tour de Gstaad. Em 1999 Meligeni teve sua melhor performance. Após bater Sampras no saibro de Roma, chegou a semifinal do Roland Garros, o que lhe fez alcançar a 25ª na posição do ranking mundial. Para isso ele teve de vencer os cabeças de chave número três Patrick Rafter, número 14 Felix Mantilla, e número seis Alex Corretja, mas perdeu nas semi finais para o ucraniano Andrei Medvedev, que havia vencido Gustavo Kuerten na rodada anterior. Em 2000 venceu Karol Kuera num jogo épico, e ajudou o Brasil a avançar às semifinais da Copa Davis.

Em 2001 ficou com o vice do Brasil Open e terminou a temporada em 71º lugar. Conseguiu também sua primeira vitória na grama de Wimbledon. Meligeni se aposentou do tênis profissional em 2003, vencendo sua ultima partida; a final do torneio de tenis dos jogos Pan-americanos de Santo Domingo (2003) contra o chileno Marcelo Rios em três sets, onde conseguiu reverter uma grande desvantagem de pontos no tie-break. Meligeni aposentou-se como sendo um dos cinco jogadores em atividade a fechar dez temporadas seguidas entre os top 100. Em 2003 foi o idealizador da Copa Fino de tênis, para atletas amadores. Em 2005 foi nomeado capitão do time brasileiro da Copa Davis. Em 2008 escreveu o livro "Aqui tem! Histórias e memórias de Fernando Meligeni". Em 2010 foi incluído na calçada da fama do Maracanãzinho. Neste mesmo ano conquistou o torneio para veteranos Banco Cruzeiro do sul Rio champions, vencendo na final Mark Philippoussis por 2 a 1. Em 2012 começou a atuar como comentarista na emissora ESPN .

Tema da palestra:

• Case de sucesso

Tipos de trabalho:

• Mestre de cerimônias
• Presença vip