Fernando Haddad

Fernando Haddad é um acadêmico, advogado e político filiado ao Partido dos trabalhadores (PT). Foi ministro da educação de 2005 a 2012 nos governos Lula e Dilma Rousseff e prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016. Durante seu mandato como ministro houve a criação do ''Programa institucional de bolsas de iniciação à docência'' (PIBID) e do ''Sistema de seleção unificada (SiSU), a implementação da Universidade aberta do Brasil e do Instituto federal de educação, ciência e tecnologia, assim como a implementação do programa ''Universidade para todos'' (ProUni) e a reformulação e ampliação do ''Fundo de financiamento ao estudante do ensino superior'' (FIES) e do ''Exame nacional do ensino médio'' (ENEM).


Fernando Haddad é um acadêmico, advogado e político filiado ao Partido dos trabalhadores (PT). Foi ministro da educação de 2005 a 2012 nos governos Lula e Dilma Rousseff e prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016. É professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP), instituição pela qual se graduou bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia. Trabalhou como analista de investimento no Unibanco e, de 2001 até 2003, foi subsecretário de finanças e desenvolvimento econômico da prefeitura de São Paulo, na administração de Marta Suplicy. Integrou ainda o ministério do planejamento do governo Lula durante a gestão de Guido Mantega (2003–2004), oportunidade na qual elaborou o projeto de lei que instituiu as parcerias público-privadas (PPPs) no Brasil. Foi nomeado como ministro da educação em julho de 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanecendo no cargo até janeiro de 2012. Durante seu mandato como ministro houve a criação do ''Programa institucional de bolsas de iniciação à docência'' (PIBID) e do ''Sistema de seleção unificada (SiSU), a implementação da Universidade aberta do Brasil e do Instituto federal de educação, ciência e tecnologia, assim como a implementação do programa ''Universidade para todos'' (ProUni) e a reformulação e ampliação do ''Fundo de financiamento ao estudante do ensino superior'' (FIES) e do ''Exame nacional do ensino médio'' (ENEM). Em 2012 foi eleito prefeito do município de São Paulo vencendo no segundo turno o candidato do Partido da social democracia brasileira (PSDB) José Serra. Em setembro de 2018 lançou sua campanha como candidato à presidência da República nas eleições gerais no Brasil após o Tribunal superior eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Lula. No primeiro turno das eleições Haddad ficou em segundo lugar com mais de 31 milhões de votos, correspondente a cerca de 30% dos votos válidos. Disputou o segundo turno no dia 28 de outubro e perdeu para seu adversário, Jair Bolsonaro, do Partido social liberal (PSL).

Temas das palestras:

Construindo protocolos éticos de governança corporativa:

- Ética para dentro e ética para fora: duas faces da mesma moeda
- Controladoria interna: como lidar com a familiaridade e intimidade
- Padrão de relacionamento com o entorno e fairplay: concorrência
- Padrão de relacionamento com o entorno e compliance: poder público
- Como construir protocolos de governança corporativa: integralidade
- Cooperar em torno de princípios e concorrer em torno de competências

O líder é o professor:

- A educação como ação transformadora: forma e conteúdo
- Liderança como pressuposto da transformação
- A atitude do professor dentro e fora da sala de aula
- A imagem do professor como atributo
- A valorização do professor como profissional único

Cooperar em torno de princípios e concorrer em torno de competências:

- A empresa moderna: balanço entre cooperação e concorrência
- Por que cooperar em torno de princípios: institucionalidade
- Por que concorrer em torno de competências: eficiência e inovação
- Dilemas morais comuns e zonas de sombra
- Transparência e procedimentos na solução de dilemas morais

A atitude do professor dentro e fora da sala de aula:

- Dentro e fora da sala de aula, da escola e da docência: esferas de autuação
- Atitude dentro da sala de aula: liderança e compromisso
- Atitude na escola: cooperação e renovação
- Atitude na sociedade: consciência do papel e força do exemplo
- Docência e vida metódica: a integridade da profissão