Fernando Dolabela

Criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária. Fernando Dolabela faz palestras no Brasil e no exterior para empresas, lideranças de cidades, professores e alunos universitários.


Criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária. Sua metodologia ''Oficina do empreendedor'' é aplicada em centenas de instituições de ensino superior. A metodologia ''Pedagogia empreendedora'' já foi aplicada em 140 municípios e em todas as escolas das respectivas redes municipais, atingindo 10.000 professores, 300 mil alunos e 2 mil escolas. Contribuiu como professor e consultor para centenas de empresas e instituições de ensino, como a Fundação Dom Cabral, UFMG, CNI-IEL nacional e CNPq, dentre outras. Autor de mais de uma dezena de livros, entre eles “O segredo de Luísa" com mais de 300 mil exemplares vendidos. Membro fundador do World entrepreneurship fórum (França) e da Red emprendesur de empreendedorismo. Fernando Dolabela faz palestras no Brasil e no exterior para empresas, lideranças de cidades, professores e alunos universitários.

Temas das palestras:

• Educação empreendedora para ensino infantil, fundamental, médio e superior
• Educação empreendedora para mestrado e doutorado
• Educação empreendedora para empregados
• Educação empreendedora para comunidades de baixa renda
• Educação empreendedora para instituições governamentais
• Educação empreendedora para organizações do terceiro setor
• Atividades universitárias na área de empreendedorismo
• Desenvolvimento social e empreendedorismo
• Capital social e empreendedorismo
• Intra-empreendedorismo
• O empregado empreendedor
• Cultura empreendedora na empresa
• A importância do empreendedorismo para o desenvolvimento local
• Geração de pacto político para suporte à educação empreendedora
• O concurso público de plano de negócios como instrumento de sensibilização da comunidade
• Cooperação entre empresas
• A metodologia ''Clube de empreendedores''