São Paulo/SP

Pedro Trucão

Pedro Trucão começou a botar o pé na estrada na década de 70, estudando o comportamento dos caminhoneiros e motoristas em geral. Depois de anos de trabalho no rádio, na TV e nos eventos do setor surgiu também a demanda de ministrar palestras em treinamentos internos, eventos corporativos e feiras.


Pedro Trucão começou a botar o pé na estrada na década de 70, estudando o comportamento dos caminhoneiros e motoristas em geral. Sua vontade era conhecer cada canto do país; não como turista, mas com uma visão profissional da estrada. Assim nasceu seu primeiro programa de rádio dirigido ao segmento: ''Trucão e os caminhoneiros do Brasil'' (rádio Iguatemi, de Osasco/SP).

Com mais de 35 anos de estrada atua em inúmeras emissoras de rádio, sempre com programas dirigidos ao segmento levando informação ao profissional da estrada e alegrando os amantes da boa música sertaneja. Pedro Trucão começou a atuar na TV em 1991 no programa ''Roda Brasil'' (Record) e fez parte do programa ''Siga bem caminhoneiro'' (SBT). Desde 2004 produz e apresenta o ''Pé na estrada'', programa voltado para o caminhoneiro, sua família, transportadores e todos os profissionais do segmento de cargas. A filosofia do programa é mostrar a importância do transportador rodoviário de cargas (em especial do caminhoneiro) dentro da sociedade e a beleza do país aos olhos de quem vive nas estradas. A linha jornalística informativa e opinativa do programa proporciona informação e formação, garantindo interatividade e ampla participação de seu público.

Com matérias dirigidas aos motoristas de caminhão, empresários do transporte e público em geral, são temas do programa a gestão de custos, a qualidade no atendimento e até a imagem pessoal. Assuntos de segurança e cidadania no trânsito são continuamente abordados. Há espaço também para os lançamentos da indústria automotiva, o dia-dia no trecho e as cartas, e-mails e recados dos estradeiros e telespectadores.

Levar conhecimento como forma de valorização do profissional sempre foi o objetivo de Pedro Trucão. Depois de anos de trabalho no rádio, na TV e nos eventos do setor surgiu também a demanda de ministrar palestras em treinamentos internos, eventos corporativos e feiras. As palestras (voltadas a motoristas e transportadores) acontecem sempre em tom descontraído e dinâmico, geralmente em forma de bate-papo e com ampla participação da plateia, que é chamada para contar experiências e compartilhar opiniões.

Temas das palestras:

• Transporte rodoviário de cargas
• Evolução do transporte
• Segurança e cidadania no trânsito
• Valorização do profissional do volante
• Treinamento
• Trânsito
• Segurança no trabalho

Tipos de trabalho:

• Jornalista