São Paulo/SP

Regina Blessa

Atua como palestrante e consultora para centenas de empresas e diversas redes de varejo. Reconhecida no meio publicitário e acadêmico, trabalha para desenvolver o entendimento entre o varejo e o público consumidor, através do trade, do merchandising e da mídia exterior.


Publicitária especializada em merchandising há maus de 28 anos, é presidente do IEV (Instituto de estudos em varejo). Atua como palestrante e consultora para centenas de empresas e diversas redes de varejo. Reconhecida no meio publicitário e acadêmico, trabalha para desenvolver o entendimento entre o varejo e o público consumidor, através do trade, do merchandising e da mídia exterior. Colunista e articulista das melhores publicações do ramo, conquistou o respeito dos leitores com suas opiniões sempre verdadeiras e expressas com muito bom humor. Atualmente também desenvolve cursos em vídeo e e-learnings, para que o conhecimento chegue a todos os varejistas e seus colaboradores que se encontram fora das capitais do Brasil.

Experiências:

- Experiência gerencial de 28 anos em marketing, propaganda e merchandising em empresas nacionais e multinacionais.
- Dá consultoria na elaboração de planos de trade e campanhas de merchandising para produtos e o varejo de todas as categorias
- Experiência educacional em instituições e empresas desde 1983
- Atualmente é professora no MBA da FGV e merchandising em farmácia na Oswaldo Cruz
- Autora de livros e cursos de merchandising e promoção de vendas

Obras:

- Merchandising no ponto de venda
- Legalização da profissão de promotor e demonstrador

Temas das palestras:

• Merchandising no PDV
• Merchandising no segmento farmácia
• Merchandising na prática e no ponto
• Treinamento e operação no ponto de venda
• Visual merchandising na moda
• A mídia de varejo: aplicação e novidades
• O papel do trade marketing e do merchandising
• Trade marketing e merchandising
• Negociação e vendas

Cursos básicos:

• Técnicas de merchandising
• Exibitécnica / Posicionamento
• Vitrinismo
• Hábitos de compra do consumidor
• Reposição e ocupação de espaços
• Percepção visual do consumidor
• Escolha e ocupação de espaços
• Material promocional de ponto de venda
• Atendimento ao consumidor
• Contato com encarregados e lojistas
• Apresentação pessoal / Postura / Relacionamento

Cursos avançados:

• Psicologia do consumidor
• Coordenação e supervisão de equipes de campo
• Administração de recursos humanos no varejo
• Marketing de relacionamento
• Planejamento estratégico
• Trade marketing
• Negociação e vendas
• Gerenciamento por categorias
• Ações promocionais
• Cases de merchandising
• Displayagem mundial: tendências