São Paulo/SP

Renato Meirelles

Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, transforma o cenário global dos mercados emergentes brasileiros em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.


Com seu estilo inconfundível, transforma o cenário global dos mercados emergentes brasileiros em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência, estimulando o público a uma reflexão mais precisa sobre as oportunidades de mercado.

Seu refinado senso de humor e talento discursivo, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do simples o extraordinário; e transformar cases do Instituto Locomotiva em analogias perfeitas às práticas mercadológicas.

O pai da Helena é presidente do Instituto Locomotiva e membro do conselho de professores do IBMEC, onde é o titular da cadeira de Ciências do Consumo e Opinião Pública.

Comunicólogo e escritor, desde 2001 conduz centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião, liderando diagnósticos e estratégias de negócio para as principais empresas que atuam no Brasil.

Foi fundador e presidente do Data Favela e, em 2012, fez parte da comissão que estudou a nova classe média brasileira na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE).

Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor dos livros “Guia Para Enfrentar Situações Novas Sem Medo” e “Um País Chamado Favela”.

Temas das palestras:

• Expectativa em relação a vida pessoal e ao futuro do país
• Desafios e oportunidades na crise
• Terceira idade: planejamento de aposentadoria
• O empoderamento das mulheres
• Diferenças e semelhanças entre as classes econômicas
• Jovens: os novos formadores de opinião
• Estratégias de comunicação
• Diversidade empreendedora
• Um país chamado Favela
• Comportamento de consumo
• O impacto da internet na relação de consumo
• Vestuário e cuidados com a aparência
• Relação dos brasileiros com produtos financeiros
• A relação da nova classe média com as MPEs
• A nova classe média: ascensão das classes C, D e E
• 5 histórias para entender o Brasil
• Tendências de consumo
• Tendências para os supermercados