São Paulo/SP

Ricardo Young

Articulador de parcerias públicos privadas (PPPs), tecnologias sociais e gestão inovadora. Foi vereador na cidade de São Paulo de 2013 a 2016.


Empresário, professor e palestrante nos temas cidades sustentáveis, política e complexidade, liderança, responsabilidade empresarial e economia colaborativa.

Articulador de parcerias públicos privadas (PPPs), tecnologias sociais e gestão inovadora. Foi vereador na cidade de São Paulo de 2013 a 2016.

Fundou a "Casa amarela", espaço de arte, cultura, sociedade e meio ambiente que reúne o Museu Xingu, Ponto solidário e diversas atividades de discussão, reflexão e difusão de temas relacionados à economia criativa e sustentabilidade.

Em 2010, foi candidato a senador por São Paulo e obteve mais de 4 milhões de votos, tornando-se uma das mais importantes lideranças empresariais e políticas na defesa da sustentabilidade e da justiça social.

Fundou e presidiu a Frente parlamentar pela sustentabilidade e criou as 'Segundas paulistanas'' como canal de comunicação permanente com a população.

Carreira profissional:

Young foi presidente do Instituto Ethos e da ABF (Associação brasileira de franchising). Na juventude participou do movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas.

É pós-graduado em administração de empresas pelo PDG/EXEC (hoje IBMEC), um dos mais importantes grupos empresariais de educação do país, e também integrou o PNBE (Pensamento nacional de bases empresariais), onde foi o primeiro coordenador em gestões alternadas tendo contribuído para o projeto de adoção de escolas públicas por parte de empresas.

À frente do Instituto Ethos, fundou a Uniethos, sua divisão educacional, e projetou a entidade com importantes participações em fóruns internacionais como o Pacto global das nações unidas.

Foi integrante do grupo de empresários que iniciou no Brasil a disseminação do conceito da responsabilidade social empresarial com uma nova dimensão de negócios.

Pioneiro na luta pela sustentabilidade, foi um dos disseminadores da ''Carta da terra'' no Brasil e um dos signatários do manifesto "Brasil com S" que deu início ao projeto que resultou na candidatura de Marina Silva à presidência da República.

Participou da fundação do movimento ''Nossa São Paulo'' e do fórum ''Amazônia sustentável''. Durante sua trajetória aprimorou-se continuamente, com destaque para pós-graduação em administração pela hoje Ínsper, filosofia da educação pela PUC/SP, liderança sistêmica e teoria U do MIT nos Estados Unidos.

Sua experiência e discernimento estratégico de tendências nacionais e mundiais fizeram com que integrasse conselhos de empresas e organizações sociais de destaque como a presidência do Global compact, Kimberly-Clark, Fibria, Amata e AccountAbillity, entre outros.

Carreira política:

Em 2010 filiado ao Partido verde, teve sua primeira disputa político-eleitoral. Young tornou-se umas das mais importantes lideranças empresariais e políticas na defesa da sustentabilidade e da justiça social ao ser o 4° colocado na disputada por uma das 2 vagas no senado federal por São Paulo.

Young acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço do cidadão.

Por isso estavam dentre suas propostas como postulante ao senado um novo conceito de governança para a gestão das cidades baseado na qualidade e eficiência dos serviços públicos com ética, transparência e produtividade; bem como uma cidade mais humana, generosa, acolhedora e sustentável.

Em 2012 lançou-se candidato a vereador da cidade de São Paulo pelo PPS. Com 42.098 votos, foi eleito. Atualmente está na Rede sustentabilidade, onde colabora com a formação política de novos membros.

Foi candidato a prefeito de São Paulo em 2016 por esse partido para possibilitar a elaboração de um programa de governo para a cidade de forma colaborativa por 200 especialistas das mais variadas áreas e de diferentes correntes filosóficas.

Temas das palestras:

• Responsabilidade social, empresarial e sustentabilidade
• Organizações em rede, mudança tecnológica e inteligência corporativa distribuída
• Educação internacional, globalização e cidadania global
• Franchising como novo paradigma de negócios
• O sistema de franchising como agente modernizador do micro e pequeno negócio
• Learning network organizations and the 4th generation in franchise
• Gestão sustentável e agregação de valor
• A importância da pecuária e da agricultura na sustentabilidade
• Cidades sustentáveis
• Ética, comportamento e atitudes sustentáveis nas organizações
• Responsabilidade socio-ambiental nas empresas
• Diálogo sobre os novos rumos da sustentabilidade na política