São Paulo/SP

Samuel Pessôa

Samuel possui graduação e mestrado em física pela Universidade de São Paulo (1984 e 1987) e doutorado em economia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é sócio da Reliance em São Paulo, pesquisador do instituto brasileiro de economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e colunista do jornal Folha de São Paulo. Foi listado pela revista Forbes Brasil como uma das 100 pessoas mais influentes na área econômica brasileira.


Samuel possui graduação e mestrado em física pela Universidade de São Paulo (1984 e 1987) e doutorado em economia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é sócio da Reliance em São Paulo, pesquisador do instituto brasileiro de economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e colunista do jornal Folha de São Paulo. Tem experiência na área de economia com ênfase em crescimento e desenvolvimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: economia, taxas, educação no Brasil e gastos. É professor assistente da escola de pós-graduação em economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (EPGE/FGV) e chefe do centro de crescimento econômico do Instituto brasileiro de economia (IBRE/FGV). Autor de diversos artigos acadêmicos sobre temas ligados ao desenvolvimento econômico, publicados em revistas nacionais e internacionais. Foi listado pela revista Forbes Brasil como uma das 100 pessoas mais influentes na área econômica brasileira.

Prêmios e titulos:

- III prêmio Banco do Brasil / Universidade de Brasília de pesquisa sobre economia brasileira (2004)
- Excelência acadêmica USP / FEA (1998)
- Haralambos Simeonides / ANPEC: melhor tese de doutorado em economia no ano (1995)

Temas das palestras:

• Economia e tendências
• O papel econômico da educação
• O atraso educacional brasileiro no período do nacional desenvolvimentismo e seus impactos para a sociedade de hoje
• Um exercício histórico contrafactual: como seria se tivéssemos investido 4% a mais do PIB em educação desde 1930
• Análise da conjuntura econômica e política
• Educação e riqueza