São Paulo/SP

Adriana Barbosa

Dona do maior evento de cultura negra da América Latina, seu trabalho é impulsionar a prosperidade e dar suporte a empreendedores e projetos que fortaleçam a comunidade negra.


Dona do maior evento de cultura negra da América Latina, a Feira Preta, seu trabalho é impulsionar a prosperidade e dar suporte a empreendedores e projetos que fortaleçam a comunidade negra.

O empreendedorismo que ela promove é de impacto social, altamente reconhecido no mundo.

Em 2020, ela foi eleita a primeira mulher negra entre os inovadores sociais do ano pelo Fórum Econômico Mundial. Em 2022 foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Linea.

Sua história também tem jantar com Barack Obama. Responsável pela Feira Preta, Adriana se prepara para mais uma edição do evento, que será em maio de 2024, no Parque Ibirapuera.

A previsão é que o evento todo faça girar R$ 15 milhões em negócios, vendas etc.

Ela, que também é criadora do PretaHub, um centro de desenvolvimento de negócios voltados para a comunidade negra e periférica, vê projetos que nasceram a partir da Feira Preta e do PretaHub ganhando espaço mundo afora.

Seus projetos já impactaram 20 mil pessoas ao longo dos anos. Ganhadora de muitos prêmios e uma das pessoas negras mais influentes do Brasil, Adriana também fala de sua trajetória no empreendedorismo, passando de vendedora para criadora de projetos que mudam vidas.

Temas das palestras:

• Da criação ao consumo: como planejar estratégias para seu negócio
• Ser feliz é a nossa revolução
• Economia negra: passado, presente e novas perspectivas do afro empreendedorismo

Tipos de trabalho:

• Moderadora de debates
• Podcasts