São Paulo/SP

Alípio Casali

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, em atuação na Pós-Graduação em Educação. Atua como Consultor sobre Ética nas Organizações, junto a empresas públicas e privadas.


Concluiu Graduação em Filosofia (1971) e em Letras (1972) pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Com especialização em Educação e Desenvolvimento no Terceiro Mundo pela Universidade de Genebra (1978), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Paris (1995).

Foi Vice-Reitor da PUC-SP (1984-1988). Foi Secretário Municipal na Cidade de São Paulo (1989-1992).

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, em atuação na Pós-Graduação em Educação. Atua como Consultor sobre Ética nas Organizações, junto a empresas públicas e privadas.

Consultor e autor do artigo "Ética na interculturalidade como vetor de comunicação para a sustentabilidade das organizações", publicado no livro A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações, segundo volume lançado da Série Pensamento e Prática.

É Consultor de Ética da CPFL, Filósofo. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Paris. Comparte sua vida acadêmica de docente e pesquisador na PUC-SP com atividades de Consultor especialista em Ética nas Organizações.

Temas de Palestras:

- A Crise de Socialização e de Regulação no Mundo Contemporâneo: Sintomas Econômicos, Políticos e Culturais.
- A Diluição da Fronteira entre o Público e o Privado.
- Os Valores Éticos no Brasil (súmula comentada dos resultados da Pesquisa da Comissão de Ética Pública - 2008): Conflitos de Interesse, Tráfico de Influência e Corrupção na Administração Pública.
- A moral, a Ética e seus Fundamentos: um Conceito de Ética para a Administração Pública e uma Saída Ética para a Conduta dos Auditores Fiscais: o Conteúdo Ético dos Cinco Princípios Constitucionais da Administração Pública no Brasil.