Porto Alegre/RS

Claudia Schroeder

Segundo a cantora e compositora Marina Lima, Claudia Schroeder escreve uma poesia elegante. Na orelha do seu mais recente livro, Marina afirma: “A autora nos dá imagens fortes e, com maestria, nos excita, nos relembra e adverte”.


Segundo a cantora e compositora Marina Lima, Claudia Schroeder escreve uma poesia elegante. Na orelha do seu mais recente livro, Marina afirma: “A autora nos dá imagens fortes e, com maestria, nos excita, nos relembra e adverte”.

Com livro vencedor do prêmio Biblioteca Nacional (Leia-me Toda) e finalista em diversos outros como Academia Rio-Grandense de Letras e Off Flip, Claudia foi publicada em Portugal ao lado de nomes como Chico Buarque de Holanda e Hilda Hilst.

Teve participações e performances de artistas brasileiros como Lázaro Ramos, Pedro Bial, Ana Beatriz Nogueira, Lilia Cabral e Bárbara Paz em vários vídeos-poemas para os livros “As Partes Nuas” e “As Línguas São Para Outras Coisas”.

Seus temas literários e de fotografia autoral abrangem empoderamento feminino, coragem e relações, além de maternidade e passagem do tempo.

Suas palestras encorajam, inspiram e mudam perspectivas femininas.

Além de poeta, Claudia é formada em publicidade e propaganda pela PUCRS, e já trabalhou como diretora de criação, gerente de criação e redatora para grandes marcas.

Além disso é a única mulher brasileira da década de 2000 a colocar uma campanha sua na capa de uma das mais importantes publicações publicitárias mundiais.

Foi também professora na FAMECOS/PUCRS no curso de comunicação. Hoje, além de escritora e palestrante, é estrategista criativa para seus clientes.

Temas e tópicos das palestras:

• O espelho é meu I: uma experiência feminina libertadora

Como se empoderar em um mundo patriarcal? Claudia conta sua trajetória corajosa sobre o assunto através de uma linha do tempo literária com poesia e fotografia autoral. Os tópicos são:

- Uma história que começa na infância (a trajetória da escritora)
- A educação repressora (o patriarcado desde que nos entendemos mulheres)
- A sexualidade e seus entraves (o entorno despreparado para a mulher livre)
- A libertação através da palavra e da imagem (o autoconhecimento é a porta para o empoderamento)
- Os livros cheios de erotismo: As Partes Nuas/As Línguas São Para Outras Coisas (as publicações corajosas)

• O espelho é meu II: sexualidade, maternidade e passagem do tempo

O amor, o tempo e a maternidade; mas onde fica a mulher? Através da poesia, fotografia e apresentação de vídeo-poemas, Claudia conta como mulheres (e ela mesma) passam por essas questões. Os tópicos são:

- A educação repressora (o patriarcado desde que nos entendemos mulheres)
- Sexualidade e seus entraves (o entorno despreparado para a mulher livre)
- A libertação (o autoconhecimento: a porta para o empoderamento)
- A maternidade no meio disso tudo (ser mãe sendo mulher)
- Tempo, tempo, tempo (a passagem do tempo e a conquista da maturidade)

As experiências I e II foram criadas pela escritora Claudia Schroeder baseadas em seu auto-conhecimento através da literatura e da fotografia. Um encontro com o erotismo feminino e a auto-libertação sexual.

As palestras acontecem a partir da explanação de suas vivências e de uma performance artística e literária. Claudia criou estes workshops inovadores descobrindo, por experiência própria, que de fato o empoderamento é intimamente ligado à libertação sexual das mulheres.

Fato este embasado em estudos de especialistas como psicólogos, sexólogos e pesquisadores do universo feminino, que têm sido divulgados em diversos canais, congressos e artigos.

Os participantes sairão com entendimento sobre liberdade feminina para a prática na vida real, auto-conhecimento para um maior empoderamento na vida pessoal, familiar e profissional, além de mais segurança na tomada de decisões e um olhar desenvolvido sobre si com generosidade e aceitação.

Ambas palestras contam com vídeo-poemas pelas vozes de atores como Tarcísio Filho, Lilia Cabral, Bárbara Paz, Lázaro Ramos, escritores e outros convidados com atuação nacional.

Outros tipos de trabalho:

• Experiência sensorial exclusiva para mulheres

Junto às palestras, Claudia desenvolveu uma experiência sensorial (opcional) exclusiva para participantes mulheres.

• Mestre de cerimônias

Referência em em condução cerimonial (com criação de texto) para casamentos e uniões.