Minas Gerais/MG

Leo Montesanto

“Cafequiza” o público para temas como produção agrícola inovadora e gestão do agronegócio, com a paixão de quem tem no café como uma espécie de religião.


Reconhecido internacionalmente pela potência do café que produz, Leo Montesanto é dono de uma trajetória calcada em três pilares: trabalho, exemplo e entrega.

Mas Leo é mais que um produtor agrícola: é um “cafequizador”, como ele mesmo se define; espécie de devoto do café de qualidade, determinado a quebrar um paradigma nacional: o de que o Brasil produz os melhores grãos do mundo, mas apenas para exportar.

O empreendedor nasceu em meio às lavouras de café, mas iniciou sua jornada longe delas. Seu primeiro negócio foi um lava-jato, montado quando Leo Montesanto tinha ainda 16 anos.

Aos 19, experimentou a primeira falência, mas não se deixou abater e criou uma transportadora de café. A empresa cresceu e se tornou uma das maiores do setor no Brasil, com 100 caminhões e mais de 200 funcionários.

Em 2015, o empresário decidiu retornar às suas raízes, dedicando-se à produção de grãos de alta qualidade. Em 2018, colheu os frutos do investimento: ganhou o prêmio de melhor café do mundo com a produção da Fazenda Primavera, em Minas Gerais.

Em suas palestras, “cafequiza” o público para temas como produção agrícola inovadora e gestão do agronegócio, com a paixão de quem tem no café como uma espécie de religião.

Temas das palestras:

Cafequizador: desafios da jornada de um empreendedor

Leo fez do café sua religião e transformou o mercado; das lavouras às gôndolas dos supermercados. Nesta palestra, o empresário conta como vem “cafequizando” o país, oferecendo aos consumidores o que, até então, era apenas exportado: o café de alta qualidade.

Gestão no agronegócio

Entusiasta do agronegócio, Leo mostra ao público como maximizar resultados, implementar tecnologia no campo, gerar valor e ser competitivo neste setor de tubarões.

O palestrante aborda temas como inovação no segmento produtivo, avaliação de novos conceitos e ferramentas de gestão, análise de novas práticas e soluções que podem impactar positivamente a atividade.

Como transformar commodities em produtos de valor agregado

Um encontro em que o palestrante ajuda pequenos e médios produtores a gerarem valor a seus negócios. Para tanto, compartilha sua jornada como cafeicultor, que vai além da produção de grãos de alta qualidade.

É preciso tornar o produto percebido pelo mercado, construindo a percepção do consumidor por meio de estratégias de marketing, comunicação e relacionamento com os clientes. Afinal, tudo é commodity, até que se crie um diferencial.