Rio de Janeiro/RJ

Tania Zagury

Tania Zagury é mestre em educação pela Universidade federal do Rio de Janeiro, filósofa graduada na Universidade estadual do Rio de Janeiro, professora de psicologia da educação, sociologia, filosofia e didática. Pesquisadora em educação com 15 livros publicados. A maioria de seus livros constituíram best-sellers, figurando nas listas dos mais vendidos no Brasil: ''Educar sem culpa'', ''O adolescente por ele mesmo'', ''Encurtando a adolescência'', ''Limites sem trauma'', ''Os direitos dos pais'' e ''O professor refém'' são exemplos do interesse que a sociedade tem em relação aos temas trabalhados pela autora. Concluiu o mestrado em educação na Universidade federal do Rio do Janeiro, onde também fez disciplinas do doutorado em educação.


Tania Zagury é mestre em educação pela Universidade federal do Rio de Janeiro, filósofa graduada na Universidade estadual do Rio de Janeiro, professora de psicologia da educação, sociologia, filosofia e didática. Pesquisadora em educação com 15 livros publicados. A inclinação para o magistério manifestou-se muito cedo, quando elaborou cartilha com a qual alfabetizou a irmã caçula. Fez curso de formação de professores na Escola normal Carmela Dutra. Aprovada em 3o. lugar no vestibular para a UERJ, graduou-se em filosofia. Registrada no MEC para lecionar filosofia, psicologia e sociologia, trabalhou em escolas municipais inicialmente como alfabetizadora e, posteriormente, em outras séries. Mais tarde (a convite) passou a trabalhar como supervisora educacional, nos Centros regionais de educação, cargo em que permaneceu até 1981. Professora adjunta da Faculdade de educação, onde começou a lecionar como professora substituta (1976) no departamento de psicologia e depois no de didática.

Sua grande paixão sempre foi a sala de aula e o ensino público e gratuito, aos quais dedicou e continua a dedicar sua vida. Atualmente trabalha no aperfeiçoamento de professores, ministrando palestras, conferências e cursos em todo o Brasil. Membro eleito do ''Pen clube do Brasil'' e da Associação brasileira de educação, participa também a convite do conselho editorial de várias revistas de educação como: ''Pátio ensino médio'', ''Profissão mestre'' e ''Gestão educacional'', além de ser articulista em educação no jornal A Tribuna do ES desde 2012. Escreve também (a convite) para vários sites como ''Meu bolso feliz'' (portal SPC), entre outros. O desejo de ver progredir a educação no Brasil fez com que dedicasse metade de seu tempo à pesquisa. Em 1985 decidiu ampliar a possibilidade de levar conhecimento à toda sociedade e começou a publicar suas pesquisas, dando-lhes abordagem objetiva de forma a torná-las de fácil compreensão por pessoas de todos os níveis culturais. Assim (em 1991) publicava seu terceiro livro que, como todos os outros que se seguiram, tiveram enorme aceitação por parte da comunidade acadêmica e leiga. Recebeu indicação para o prêmio ''Jabuti'' em 10 de seus 34 livros publicados.

A maioria de seus livros constituíram best-sellers, figurando nas listas dos mais vendidos no Brasil: ''Educar sem culpa'', ''O adolescente por ele mesmo'', ''Encurtando a adolescência'', ''Limites sem trauma'', ''Os direitos dos pais'' e ''O professor refém'' são exemplos do interesse que a sociedade tem em relação aos temas trabalhados pela autora. Concluiu o mestrado em educação na Universidade federal do Rio do Janeiro, onde também fez disciplinas do doutorado em educação.

Temas das palestras:

• Agressividade na escola: bulliyng
• Transtorno do déficit da atenção / Hiperatividade
• Os direitos dos pais
• Educar sem culpa: educando em tempos de crise
• Adolescência e limites
• Adolescência, sexualidade e drogas
• Depressão na adolescência
• Conflitos entre pais e filhos
• Limites sem trauma
• Falando sobre sexo com nossos filhos
• Comunicação: processo complexo na família e na escola
• Escola sem conflito: parceria com os pais
• Influência das mídias na formação de crianças e jovens
• Prevenindo contra o uso de drogas
• Afeto, auto-estima e limite
• O professor refém: porque fracassa o ensino no Brasil
• Mitos da escola moderna
• Planejamento e métodos: modo de usar
• Liderança em sala de aula e auto-estima do professor
• Avaliação do ensino
• Empreendedorismo em sala de aula
• Motivação e aprendizagem
• Modernas metodologias de ensino
• Planejamento do ensino
• Planejamento e modernas metodologias: ''modo de usar"
• Elaboração de testes e provas
• Planejamento educacional
• Como elaborar provas e testes didaticamente corretas
• Trabalho de grupo: formas eficientes de utilização