Curitiba/PR

Juliana Bley

Atuante investigadora do campo dos fatores humanos e organizacionais na gestão de riscos, colabora com diferentes grupos de desenvolvimento do campo no Brasil e no exterior.


Juliana Bley é pesquisadora, palestrante e facilitadora de processos de aprendizagem de adultos com foco em saúde e segurança do trabalho há quase 20 anos.

Autora do livro ”Comportamento seguro: a psicologia da prevenção de doenças e acidentes”, também é idealizadora do Safetylab, um laboratório de inovação e aprendizagem voltado para a capacitação de educadores com foco em cuidado e comportamento seguro nas organizações industriais.

Atuante investigadora do campo dos fatores humanos e organizacionais na gestão de riscos, colabora com diferentes grupos de desenvolvimento do campo no Brasil e no exterior.

''Minha missão é criar oportunidades de aprendizagem e autoconhecimento para que as pessoas possam despertar uma consciência mais ampla a respeito de si, dos outros e de cuidar daquilo que importa'', diz.

Com ampla experiência no desenho e implantação de programas de conscientização e desenvolvimento da cultura de segurança em empresas de grande porte Bley é uma das pioneiras na aplicação de metodologias educacionais andragógicas e práticas colaborativas em segurança no Brasil.

Temas e tópicos das palestras:

Comportamento seguro: despertando o cuidado de si, do outro e do todo

Baseada em 20 anos de experiência no campo dos fatores humanos em saúde e segurança, esta palestra é um convite à uma reflexão mais ampla e profunda sobre como aplicamos o cuidado no dia-a-dia, rotinas de trabalho e atividades de risco.

Propõe alinhar o mindset do cuidado ativo genuíno com as práticas mais simples conectando de forma integral o pensar, sentir e agir, o que é uma estratégia de alto impacto no desenvolvimento de uma cultura de cuidado com a vida.

Se fazer segurança não faz sentido para as pessoas dificilmente teremos uma cultura de cuidado com a vida duradoura e sustentável. Esta é uma abordagem ideal para Sipat e eventos que envolvem grandes e diversos públicos. Os tópicos são:

- Conceito de comportamento seguro
- Cuidado ativo como princípio para a ação
- Obstáculos a uma cultura de cuidado com a vida
- Integrando mentes, corações e mãos numa abordagem preventiva com sentido e direção
- Definição e ancoragem de compromissos em tempo real

Liderança cuidadora: como conectar cuidados e resultados com uma gestão consciente em recursos humanos

Cuidar bem dos princípios, processos e resultados. Eis um bom resumo do que podemos chamar de excelência em liderança. Quando um líder acredita que ainda precisa escolher entre segurança e resultados nos deparamos com um forte indicador de que ainda há muito o que amadurecer na cultura de cuidado de sua unidade.

Esta palestra abre um espaço consistente e aprofundado para que possamos conversar sobre o complexo desafio de integrar a forma como fazemos as coisas e os resultados que queremos obter e manter em saúde e segurança.

A história da indústria e as recentes abordagens sobre fatores humanos nos oferecem exemplos concretos da potência de engajamento e eficiência que uma organização alcança quando suas decisões são tomadas à partir de um olhar mais integral e integrado.

Conectar decisões assertivas e comunicação aberta com uma visão ampla de risco para as pessoas, operações e negócio pode ser a competência central de uma liderança realmente consciente. Os tópicos são:

- Cultura de cuidado com a vida e o velho mindset da segurança
- Tendências mundiais em gestão de riscos na indústria
- A complexidade dos desafios de um líder que busca reduzir acidentes
- Empatia e diálogo com as soft skills: chave para o comportamento seguro
- Definição e ancoragem de compromisso em tempo real

Gestão da travessia: praticando cuidado em processos de crise, transições e mudanças

Incerteza é a palavra-chave do nosso tempo. Vivemos num mundo em profunda transição. Para Juliana as empresas também passam periodicamente por mudanças que impactam profundamente seus processos, resultados e também vida e carreira de seus colaboradores.

Fusões, aquisições, fechamentos, desinvestimentos, aberturas de novos mercados e geografias. O propósito desta palestra é apoiar líderes e colaboradores a compreenderem a natureza dos processos de mudança e as formas mais saudáveis e seguras de passar por elas.

Vamos cuidar do CEO ao terceirizado com mais empatia, respeito, dignidade e sensibilidade na travessia das turbulências corporativas? Valor + cuidado + resultado = sustentabilidade e resiliência. Os tópicos são:

- Gestão da mudança com foco em pessoas
- As fases da mudança e seus desafios
- Comunicação, relação, informação e gestão de crise
- Manejo psicossocial: aprendendo a cuidar com empatia das intensas mudanças
- O que as abordagens de inovação podem nos ensinar sobre lidar com o novo
- Criando uma estratégia individual para cuida de si na travessia

Cuidar é um trato nosso

Em meio a todo o caos é preciso pensar: que atitudes e valores vão nos permitir seguir adiante? A palestra é um convite para encorajar-se com as práticas de cuidado dentro e fora do trabalho.

“Abertura para aprender” e “cuidado genuíno” são duas forças que nos apoiarão na direção de um futuro digno e sustentável mas nos precisamos fazer isso juntos. Vamos fazer um trato?