São Paulo/SP

Carla Tieppo

É CEO e sócia-fundadora da Ilumne Consultoria; oferece à profissionais e empresas uma nova forma de pensar o gerenciamento de pessoas, a liderança e a alta performance.


Doutora em neurofarmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. É pioneira na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional.

Há 25 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde é idealizadora e coordenadora da pós-graduação em neurociência e futuro sustentado de pessoas e organizações.

Também da pós-graduação em neurociência aplicada à educação. Ministra aulas sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano.

É CEO e sócia-fundadora da Ilumne Consultoria; oferece à profissionais e empresas uma nova forma de pensar o gerenciamento de pessoas, a liderança e a alta performance.

Sócia-fundadora da Educação Inédita, que apresenta ao mercado educacional uma nova forma de pensar a educação a partir da perspectiva da neurociência, tanto para professores, quanto para mantenedores de escolas, alunos, pais e cuidadores.

Ministra cursos de neurociência no Instituto Conectomus, empresa que tem como objetivo transformar a vida das pessoas por meio dos cursos e formações.

É consultora na Design Myself, marca que divulga o conhecimento neurocientífico através de produtos inspirados na temática cérebro e seu funcionamento.

É faculty da Singularity University Brazil e professora de pós-graduação Latu Sensu da PUC-RS, além dos cursos neurociência e comportamento, educação transformadora, moderna educação e gestão de pessoas.

Em 2019 lançou o livro “Uma Viagem Pelo Cérebro: A Via Rápida Para Entender Neurociência”. Já prestou consultoria e palestrou em empresas de renome nacional e internacional.

Temas das palestras:

Perfume de mulher: discutindo a equidade de gêneros

As diferenças de gênero em ambientes corporativos podem impactar negativamente no desempenho dos times. São apresentados resultados de pesquisas sobre diferenças entre o cérebro feminino e masculino, discutindo mitos disseminados que atrapalham a equidade de gêneros nas empresas.

Quem decide?

Existem muitas crenças sobre a lógica do funcionamento cerebral durante o processo de tomada de decisão, incluindo livre arbítrio. Mas será que você realmente está no controle de suas escolhas?

Nesta palestra são tratados os aspectos cerebrais que estão na gênese dos vieses, nas heurísticas e outros fatores que interferem na tomada de decisão.

Vícios e virtudes: mudança de comportamento

Através do entendimento do funcionamento cerebral podemos aprender como promover mudanças importantes na nossa forma de ser e agir, abrindo espaço para a substituição de comportamentos viciosos por comportamentos virtuosos. Estas importantes mudanças comportamentais impactam diretamente na produtividade.

Stress: a granada sem pino nas empresas

É um quadro fisiológico, com consequências desastrosas na produtividade e criatividade. A explicação está no entendimento dos mecanismos adaptativos cerebrais frente situações de stress.

O entendimento deste processo irá capacitar as pessoas a combaterem os efeitos nocivos do stress na sua qualidade de vida.

Aprendendo a aprender

Uma das aplicações mais interessantes da neurociência é o estudo do processo de aquisição de conhecimento e mudança de comportamento.

Nesta palestra são abordados os mecanismos de aprendizagem e a aplicação desse conhecimento no cotidiano das empresas para o desenvolvimento de pessoas, auxiliando o enfrentamento de levá-las ao máximo da sua potência.

Cérebro dos líderes

Com base nas recentes descobertas neurocientíficas, podemos discutir como deve ser a construção cerebral adequada de um líder assertivo e eficaz.

Palestra ideal para líderes e futuros líderes, que precisem desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais para performar à frente de times vencedores.

Vendendo para cérebros

Entender o comportamento do consumidor para poder influenciá-lo é um dos objetivos fundamentais do marketing. O objetivo é mostrar como a neurociência pode potencializar ações de marketing e comerciais.

Em tempos de desafios crescentes, estes novos conhecimentos podem provocar importantes inovações.

Palestras customizadas

Lance seu desafio para a neurocientista. Qualquer demanda de palestra para seu evento merece o olhar diferenciado de quem conhece o funcionamento do cérebro humano.

Apresente sua necessidade e veja a abordagem que pode ser dada a partir das evidências neurocientíficas.

Temas dos cursos:

• Neurociência para todos
• Imersão em neurociência
• Neurociência aplicada ao ambiente corporativo