São Paulo/SP

Dora Kaufman

Suas palestras discutem os efeitos das novas tecnologia na economia, mercados e empresas, apontando oportunidades e desafios.


As competências de Dora Kaufman foram desenvolvidas ao longo de 30 anos devido às suas pesquisas, parcerias em projetos e consultorias com brilhantes profissionais de inovação.

Atua em empresas dos mais variados setores, em programas de educação executiva na Fundação Dom Cabral, PUCRS, PUCSP e diversas outras instituições de ensino, como colunista na Época Negócios e em veículos da mídia, como Valor Econômico e Revista Piauí, além da geração de conteúdo para micro-pequena empresas do Sebrae RJ.

Desenvolveu estudos, dentre outros, sobre transformação digital nas empresas brasileiras e sobre empreendedorismo no Brasil para a Fundação Dom Cabral; e sobre novas habilidades para a Unesco.

O foco de suas pesquisas são economia de dados, modelos de negócio baseados em dados (data-driven models), transformações no trabalho, novas competências, ética e regulamentação.

Suas palestras discutem os efeitos das novas tecnologia na economia, mercados e empresas, apontando oportunidades e desafios; sempre com linguagem acessível, conteúdo personalizado e aplicado para o segmento.

Se apresentou em grandes eventos de empresas, conferências, congressos e simpósios, presencial e virtualmente.

Em sua experiência profissional, ocupou posições estratégicas em empresas e bancos, e como sócia-gestora de agências de marketing desenvolveu projetos taylor-made para grandes empresas.

Dona de um currículo acadêmico invejável, é Doutora pela USP com período na Université Paris e dois pós-doutorados.

Mestre em comunicação e semiótica pela PUC SP, a economista pela PUC RJ foi pesquisadora visitante e professora no Courant Institute of Mathematical Sciences (EUA) e pesquisadora visitante no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society (Alemanha).

Coautora do livro “Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil”, é ainda autora de “O Despertar de Gulliver: Desafios das Empresas nas Redes Digitais”, “A Inteligência Artificial irá Suplantar a Inteligência Humana?” e “Desmistificando a Inteligência Artificial”.

Temas das palestras:

• O protagonismo dos dados na sociedade do século 21
• Inteligência artificial: impactos nos negócios e no trabalho
• Economia de dados: impacto no setor financeiro
• Inteligência artificial: impactos nos negócios e no trabalho
• A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?
• A vida cotidiana mediada pela inteligência artificial
• Inteligência artificial e ética
• Regulamentação de IA: tendências globais
• Como a inteligência artificial transforma a economia e a sociedade
• Data-driven models: benefícios e ameaças
• O protagonismo do big data na economia e na sociedade
• ESG: governança, ética e inteligência artificial
• Metaverso