Fábio Neto

Palestrante e Executivo, Fabio Neto converge energia e a experiência de mais de 18 anos no varejo em suas palestras.


Fabio Neto é Diretor da brMalls (maior empresa de Shopping Centers da América Latina), respondendo pela estratégia, marketing e atuação do grupo no Brasil.

Recentemente voltou de uma imersão no Vale do Silício e, desde então, tem atuado na busca de inovações, no desenvolvimento de lideranças que atuam com transformação digital e cultural do ecossistema do varejo.

Tem experiência nas áreas de marketing, comercial e operações e também atua como:

• Conector / Mentor Endeavor do Programa de Scale-Up do Varejo (brMalls Partners);
• Conselheiro da BeGreen (Pioneira em Fazendas Urbanas da América Latina);
• Embaixador da Missão África;
• Idealizador do Movimento Co.Labora;
• Consultor de Fintechs, Agrotechs e VarejoTechs.

Fabio é especialista em Negociação e Liderança pela Harvard University. Concluiu 3 MBA’s, dentre eles em Gestão de Negócios pela Universidade da Califórnia e é graduado em Administração.

Sua atuação como palestrante é dividida em três focos:

Varejo: diariamente desenvolve ferramentas que podem ser implementadas no Varejo. Seu conteúdo é atualizado anualmente nos maiores eventos mundiais (NRF, WebSummit, entre outros);
Liderança: Fabio lidera times de alta performance de todo o Brasil, e desmistificou a “negociação” como um grande skill da liderança – tema que se especializou em Harvard;
Inovação nos Negócios: Fabio se dedica a pesquisar as novas habilidades nesse mundo em transformação.

Temas de Palestras:

- O Varejo Pós Lockdown:

A crise mundial gerada pelo coronavírus virou o varejo de cabeça para baixo. Shoppings e restaurantes fechados, lojas grandes e pequenas com portas arriadas.

É fato que, com os canais de venda físicos fechados, a jornada do consumidor foi alterada de forma radical.

Fatores que vínhamos constantemente destacando de forma suave estão sendo evidenciados bruscamente, como a necessidade de maior integração entre varejo físico e digital, como a criação de novos touchpoints digitais e geração de conteúdo relevante para o consumidor.

O consumidor que emergirá do lockdown estará digitalmente mais sagaz. Portanto, o varejista poderá ter mais confiança para implementar experiências tecnológicas em sua loja física.

"Mas atenção: é preciso planejar e se preparar agora." — Fábio Neto

Podemos esperar também por um consumidor muito mais consciente. Sustentabilidade e economia circular ganharão ainda mais protagonismo.

Soluções de economia compartilhada, como aluguéis de coisas (incluindo moda, carros e ferramentas), reúso, upcycling etc., serão cada vez mais frequentes.

Por fim, o varejo físico tem a faca e o queijo na mão para resgatar o prazer de ir às compras, reforçando as experiências prazerosas: sociabilizar, entreter, divertir, ensinar e potencializar o prazer da descoberta.

As lojas poderão se tornar um grande ponto de encontro.

- Negociação & Liderança:

Torne-se um negociador mais eficaz. Grandes líderes são grandes negociadores.

Ao equipá-lo com as estratégias inovadoras de negociação, você se destacará na mesa de negociações. Negociação e Liderança o ajudarão a:

• Melhorar as relações de trabalho e resolver disputas aparentemente intratáveis;
• Entender o seu BATNA (melhor alternativa a um acordo negociado) para entender melhor suas opções;
• Avaliar suas tendências pessoais em face de conflitos e aprender a gerenciar seus pontos fortes e fracos de barganha;
• Reconhecer as táticas de negociação manipulativa mais comuns usadas por pessoas difíceis - e maneiras de neutralizar seus efeitos;
• Vença, não derrotando o outro lado, mas vencendo-o.

Negociação e Liderança se baseia em pesquisas de ponta e exemplos do mundo real direcionados à negociação para educação executiva.

Em Negociação e Liderança, você testará suas crenças e suposições, superará preconceitos emocionais e racionais, examinará cenários complexos de negociação e descobrirá uma variedade de estratégias de negociação integrativas competitivas e cooperativas.

- Como Vender com a Loja Fechada?

Vender é dar Solução! E nesse momento temos várias alternativas para solucionar as dores do seu cliente.

Aprenda como usar novos canais e novos caminhos para vender:

Relacionamento: Saiba usar seu CRM para vender por todos os touching points com seu consumidor;
Associação: como se associar a marcas que estão vendendo;
Antecipação de Demanda: aprenda a usar recursos que gerem desejo de compra antecipada;
Formatos Criativos de Delivery: aprenda com os maiores cases de mercado;
Economia Colaborativa: como entrar nessa onda para vender mais e melhor;
Subscription: o modelo de negócio que veio para ficar.