São Paulo/SP

Rita Von Hunty

Rita Von Hunty é a ''persona drag'' do ator e professor Guilherme Terreri. Professora, apresentadora do ''Drag me as a queen'' (canal E!) e youtuber.


Rita Von Hunty é a ''persona drag'' do ator e professor Guilherme Terreri. Professora, apresentadora do ''Drag me as a queen'' (canal E!) e youtuber. Guilherme, que também é professor de literatura inglesa e pesquisador de estudos de cultura, começou a atuar como educador aos 14 anos em SP e aos 15 estudou história da arte pela FAAP e pela Victorian college of arts (Austrália), respectivamente em um programa extracurricular e em um curso de verão para estudantes de intercâmbios. Em 2008 estudou artes cênicas no Rio de Janeiro e em 2011 voltou para São Paulo e cursou a Faculdade de letras (USP). Hoje em dia continua atuando em projetos no teatro e no cinema, viaja o país realizando aulas de formação política e faz trabalho de base através dos estudos de cultura. Alguns destaques são suas aulas abertas no festival "Verão sem censura", promovido pela Secretaria de cultura de São Paulo em parceria com a Casa1 e o Sesc Santos. Os eventos aconteceram respectivamente no centro cultural São Paulo e no ginásio da unidade do SESC e reuniram 650 e 720 pessoas. Como ator Guilherme apresenta um programa no Canal E!, além de seu canal no YouTube "Tempero drag", no qual propõe reflexões sobre temas que vão de gênero e sexualidade à economia política e ecologia, tudo com muito humor e didática.

Temas das palestras:

Linguagem e micro-agressões

Rita lança alguns fundamentos de análise de processos históricos e psicanalíticos para então conceituar as ideias de agressão, opressão, exclusão e vulnerabilidade. A partir desse ponto a aula procura conceituar os processos de percepção da realidade para de fato chegar ao conceito atual deste trabalho: "micro agressões", como elas ocorrem em ambientes corporativos e como podem ser identificadas, geridas e erradicadas.

A dinâmica dos esteriótipos

História e origem dos estereótipos, significado da palavra, consequências negativas da propagação de estereótipos (exclusão) e importância da conscientização, da inclusão, da diversidade e da representatividade.

Sigla LGBTQIA+

Significado da sigla, breve história do movimento LGBT, sexualidade x identidade de gênero, LGBTQIA+ no mercado de trabalho e a importância da representatividade.

Masculinidade tóxica, empoderamento feminino, ética e educação

O objetivo deste encontro é nivelar compreensões, fundamentar debates e instrumentalizar as pessoas presentes para traçarem planos e agirem sobre suas realidades.