Emília Cipriano

Possui graduação em pedagogia pela faculdade de filosofia, ciências e letras "Professor Carlos Pasquale" (1983), graduação pela Faculdades metropolitanas unidas (1980), mestrado em educação (psicologia da educação) pela Pontifícia universidade católica de São Paulo (1991) e doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia universidade católica de São Paulo (1998). Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de educadores, política de educação infantil, creches, políticas públicas e proposta pedagógica.


Possui graduação em pedagogia pela faculdade de filosofia, ciências e letras "Professor Carlos Pasquale" (1983), graduação pela Faculdades metropolitanas unidas (1980), mestrado em educação (psicologia da educação) pela Pontifícia universidade católica de São Paulo (1991) e doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia universidade católica de São Paulo (1998). Atualmente é professora associada da Pontifícia universidade católica de São Paulo, do Sindicato dos professores de São Paulo, coordenadora e membro do grupo gestor da Fórum paulista de educação infantil e pedagoga efetiva da Secretaria de assistência social da prefeitura municipal de SP. Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de educadores, política de educação infantil, creches, políticas públicas e proposta pedagógica.

Temas das palestras:

• Processo de ensino e aprendizagem: como conquistar a atenção dos nossos alunos?
• Os saberes das crianças e os saberes dos educadores do século 21
• Tempos de aprendizagem e superação de dificuldades
• Os saberes e sabores do educador
• Saberes e fazeres integrados ao cotidiano da educação da infância
• Ressignificando as linguagens na educação da infância
• A formação continuada dos educadores como condição necessária para uma educação de qualidade
• A ação do professor de educação infantil no processo de avaliação
• A criança como sujeito do processo de construção do conhecimento
• A educação frente aos desafios da atualidade
• A formação do educador da infância: os desafios nos saberes e fazeres
• A formação inicial e continuada dos profissionais da educação infantil em instituições públicas e privadas
• A linguagem da relação humana
• A pedagogia de projetos na educação infantil
• A prática na sala de aula
• Alfabetização e letramento na infância: diferentes olhares
• Desafios da prática na formação de profissionais da educação da infância
• Educação popular: gestão, inclusão e avaliação permeando as relações
• Educar para o melhor da vida
• Em nossas mãos o sentido da prática pedagógica de zero a 6 anos
• Encantando e reencantando-nos com os fazeres do educador da infância
• Formação do educador da infância: do conhecer ao transformar
• Leitura e escrita: um passaporte para a cidadania
• Metodologia de ensino na formação superior: o desafio da linguagem
• O desenvolvimento do imaginário na educação da infância
• O encontro: encantamento com a criança e o reencantamento do educador
• O espaço de subjetividades no trabalho cotidiano da educação da infância
• O tempo no cotidiano da criança: olhares, sons, cores, aromas, descobertas e o SER criança
• Pedagogia da infância: linguagem, interações e significados
• Pensando a formação dos profissionais da infância: a relação indissociável da cognição e afeto
• Projetos educacionais: investigação na formação docente
• Projetos na educação
• Reconstrução do reconhecimento do professor como agente transformador do ato de educar
• Reflexões sobre as competências para o ensinar e para a organização do ensino
• Rodada da paixão: a paixão de educar