São Paulo/SP

Eloi D Avila

Uma das maiores dificuldades encontradas por Elói é fazer com que seus funcionários estejam engajados com a empresa já que, por se tratar de uma empresa de serviços, o produto é formado pelos profissionais, a quem ele dedica bastante atenção.


Elói é dono da Flytour, maior emissora de passagens aéreas da América latina que em 2005 fechou com R$1,4 bilhão em vendas, 1.350 colaboradores e 140 unidades de negócio em todo o Brasil. Esses dados não seriam tão surpreendentes se não partissem de alguém que aos 8 anos de idade fugiu de casa, morou na rua e desde então passou a superar-se. Ficou por 4 anos em frente ao Copacabana palace no RJ se virando como podia; vendia pastéis, lavava e guardava carros, engraxava sapatos, enfim fazia de tudo um pouco para sustentar-se.

Foi neste mesmo lugar que uma guia de turismo o convidou para trabalhar na empresa de turismo de maior renome na época. Stella Barros foi seu primeiro contato com o turismo e diante do encantamento nunca mais saiu; trabalhou em inúmeras agências no Rio depois em São Paulo até que em 1979 realizaria seu sonho de abrir sua própria empresa. Acostumado às dificuldades, lida brilhantemente com o instável setor de turismo. Em 1992 (quando o Brasil passava por um momento de crise diante da inflação) ele cria a divisão de franquias da Flytour.

Em 2001 (ano dos atentados terroristas dos Estados Unidos que detonaram uma das piores crises da aviação mundial) Oliveira inova mais uma vez e a Flytour passa a emitir bilhetes eletrônicos por meio da internet, sendo a pioneira na atividade no país. Elói diz que momentos de crise devem ser enfrentados com criatividade e investimentos. O sucesso da empresa é creditado (por seu dono) às relações profissionais estabelecidas dentro dela. "Por não ter estudado eu dependo muito dos meus colaboradores. Me cerquei de bons funcionários e parceiros e eles sabem disso. Na minha opinião quanto mais precisamos das pessoas mais elas confiam em nós. Acho que essa sintonia que tenho com meus colaboradores é a mola propulsora da Flytour", diz.

Avesso a gurus, que ditam regras às corporações e faturam milhões com vendas de livros, Oliveira é quem tem a missão de incentivar seus colaboradores: quando tem que recorrer a palestrantes convida esportistas, por serem pessoas acostumadas a desafios. O planejamento estratégico da empresa também é feito por ele junto a seus franqueados. Uma das maiores dificuldades encontradas por Elói é fazer com que seus funcionários estejam engajados com a empresa já que, por se tratar de uma empresa de serviços, o produto é formado pelos profissionais, a quem ele dedica bastante atenção.

Tema da palestra:

• Case motivacional de alto impacto em empreendedorismo, liderança, vendas, trabalho disciplinado em equipe e superação