• Home
  • Édson Ataliba Cândido

Édson Ataliba Cândido

Édson Ataliba Cândido é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, mais precisamente ponta-direita. Em seus tempos de Juventus Ataliba não se cansava de marcar gols contra o Corinthians: nove gols em doze jogos.


Édson Ataliba Cândido é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, mais precisamente ponta-direita. Começou sua carreira de futebolista na categoria infantil do Corinthians, mas foi dispensado, passando a jogar pelas categorias de base do Juventus da Mooca.

Após ser promovido passou a atuar ao lado de jogadores como César, Bizi e Luciano coalhada. Em seus tempos de Juventus Ataliba não se cansava de marcar gols contra o Corinthians: nove gols em doze jogos.

Ainda no Juventus chegou a ser relacionado na pré-lista da Copa do mundo de 1978, porém não convocado. Apesar de ser muito atabalhoado dentro de campo, Ataliba foi contratado pelo Corinthians em 1982.

No título do Paulistão daquele ano, diante do São Paulo, fez fantástica jogada que resultou em gol do atacante Casagrande. Foi o período da ''democracia corinthiana'', e ele se enquadrava no segundo escalão do bloco, em companhia de Biro Biro, Zenon, Zé Maria e Eduardo Amorim.

Bicampeão paulista em 1982 e 1983, Ataliba teve seu rendimento aumentado graças aos seus companheiros de ataque Sócrates, Casagrande e Zenon.

Pelo Timão marcou 25 gols em 138 jogos. Deixou o clube em 1984 quando estava sendo sondado pelo Palmeiras e especulado pela imprensa, mas acabou indo para o Santos, onde foi novamente campeão paulista em 1984, o tri-campeonato consecutivo.

Bem-humorado e gago, fora de campo Ataliba gostava de falar entre risos que "Sempre era o melhor em campo". Na atualidade mora na cidade de São Paulo, onde nasceu, e permanece jogando futebol no Corinthians masters.

Em 2013 foi anunciado como novo técnico do Diadema para a disputa do Campeonato paulista segunda divisão. Deste o inicio de 2016 ocupava o cargo de supervisor do Diadema.

Em 2017 voltou ao cargo de treinador, dessa vez como técnico da categoria sub-20 do Diadema, após a saída de Ricardo Gomes do comando do clube.

Tema da palestra:

• Case motivacional de liderança e trabalho disciplinado em equipe

Tipo de trabalho:

• Moderador de debates