Rio de Janeiro/RJ

Clemente Nóbrega

Apresenta ferramentas práticas e ao alcance dos executivos, para gerar a multiplicidade de ideias sobre o mundo do management, mostrando como agir, o que enfatizar, quais competências adquirir e, principalmente, o que fazer para adquiri-las.


Clemente Nóbrega é um dos mais destacados especialistas em estratégia empresarial de nosso país. Físico e engenheiro nuclear por formação com MBA executivo da COPPEAD/UFRJ.

Cursou, na Harvard business school, o Strategic marketing management. Foi precursor da introdução dos conceitos de gestão pela qualidade em indústria de serviço no Brasil (na AMIL, onde foi por 10 anos diretor de marketing).

Em dezembro de 2000 passou a se dedicar integralmente às atividades de consultor, escritor, e palestrante. É autor dos livros ''Em busca da empresa quântica'', O glorioso acidente'' e ''Supermentes'', além de diversos artigos publicados na revista Exame; na qual enfoca com modernidade temas das áreas de administração e marketing.

Com a obra intitulada ''Procuram-se otários'' conquistou o prêmio'' Abril de jornalismo'' de 1999 na categoria ''Ensaios''. Entre seus artigos de maior repercussão estão:

''Por que coisas ruins estão acontecendo com empresas boas? O que será o amanhã''?, ''A ciência e os negócios: ciência, administração e a arte de enxergar à frente'' e ''Oito lições para o futuro''.

Também é o autor da newsletter bimestral ''NewSchemata'', sobre ciência e negócios.

Em suas palestras apresenta ferramentas práticas e ao alcance dos executivos, para gerar a multiplicidade de ideias sobre o mundo do management, mostrando como agir, o que enfatizar, quais competências adquirir e, principalmente, o que fazer para adquiri-las.

Temas das palestras:

• Inovação é dinheiro novo
• Mudando a empresa para inovar (change management)
• Gestão, inovação e resultados
• Como se inova em indústria de commodities
• Como se gerenciam projetos de inovação
• Preparando as pessoas para inovar
• Inovação com o processo gerenciável
• Quem aprendeu a inovar, aprendeu como? (Casos das empresas mais inovadoras em todos os setores)
• Construindo uma cultura inovadora na empresa
• Inovação na era do big data e do marketing em tempo real
• Como descobrir oportunidades para inovar?
• Da gestão da qualidade para a gestão da inovação