Clóvis Lumertz

Administrador de empresas pós-graduado em marketing com especialização em marketing do varejo pela Escola superior de propaganda e marketing (ESPM), atua há mais de 25 anos em consultoria. Possui larga vivência na implantação de projetos de incremento de resultados, melhoria da competitividade, programas de incentivo, aperfeiçoamento das competências internas, desenvolvimento da cultura organizacional, sistemas de marketing e vendas para organizações dos mais diferentes portes e segmentos de negócios.


Administrador de empresas pós-graduado em marketing com especialização em marketing do varejo pela Escola superior de propaganda e marketing (ESPM), atua há mais de 25 anos em consultoria. Atuou como professor nos cursos de graduação e extensão universitária (MBA e GBA) em administração de empresas, administração de vendas e marketing da UNISINOS/RS, nos cursos de pós-graduação da FABES/RJ, como professor convidado da PUC/RS e da UFSM/RS, dentre outras diversas instituições de ensino superior.

Presidente e fundador de uma das mais reconhecidas empresas de consultoria brasileiras com mais de 800 organizações-clientes, entre elas: Coca-Cola, Bunge, Nike, Boticário, Cargill, Lojas Colombo, Móveis Todeschini, Marcopolo, Kimberly Clark, Ford, Tramontina, Kraft foods, Tigre, WEG e Volvo, atua em diferentes projetos nestas e em outras empresas no Brasil e exterior. Proferiu palestras e realizou seminários em diversos eventos em todo o Brasil, além de programas de desenvolvimento gerencial ''in company'' para mais de 50.000 executivos destas empresas. Participante convidado dos principais conselhos de administração, é membro associado do Instituto brasileiro de governança corporativa (IBGC). Possui larga vivência na implantação de projetos de incremento de resultados, melhoria da competitividade, programas de incentivo, aperfeiçoamento das competências internas, desenvolvimento da cultura organizacional, sistemas de marketing e vendas para organizações dos mais diferentes portes e segmentos de negócios.

Temas das palestras:

• Empreendedorismo
• Vendas / Varejo / Telemarketing
• Gestão de pessoal
• Excelência na execução comercial
• Motivação e engajamento para equipes de alta performance
• Resiliência na prática: como conduzir a equipe em cenários adversos
• Storytelling: abordagem incisiva ao fechamento de negócios
• Contorno de objeções em vendas
• Representante comercial do futuro
• Inovação: preparando a empresa para enfrentar os diferentes cenários