Rio de Janeiro/RJ

Coronel Leite

Começou ainda muito cedo a trilhar o caminho operacional. Quando decidiu se dedicar à busca, salvamento e resgate, teve que se especializar em várias atividades praticadas no meio civil como “esportes de aventura”.


Natural de São Luiz, porém cresceu e viveu até a adolescência em Fortaleza. Lá estudou no Colégio militar até os 16 anos, quando ingressou na Escola preparatória de cadetes do ar (EPCAR), em Barbacena (MG).

Desde então morou em várias cidades por força do trabalho e se apaixonou pela Amazônia, lugar ao qual dedicou uma década da vida profissional. Casado com 4 filhos, 3 meninas e um pequeno menino. Vontade e determinação o trouxeram até aqui e são sempre o que o move.

Paraquedista e mergulhador, além de praticar ainda outras atividades outdoor. Sempre que pode leva a família, pois acredita que a prática de esportes e o contato com a natureza e com a aventura fortalecem o espírito, a mente e o corpo.

Jamais pensou em estar na TV. Militar de formação, e não apresentador. A oportunidade de mostrar tudo que aprendeu com a Força aérea brasileira no gênero de sobrevivência surgiu a partir de uma indicação para participar dos testes. Foi aí que começou a gravar no Discovery o programa ''Desafio em dose dupla Brasil''.

Ainda foi convidado a participar do programa ''O zoo da zu'' no Discovery kids. O trabalho foi excelente, com um público divertido, porém sempre com o objetivo de levar conhecimento aos que acompanham.

Dentro da Força aérea brasileira, começou ainda muito cedo a trilhar o caminho operacional. Quando decidiu se dedicar à busca, salvamento e resgate, teve que se especializar em várias atividades praticadas no meio civil como “esportes de aventura”.

Tornou-se instrutor de todas as atividades que pratica, tanto no meio militar quanto no civil. Deve tudo que sabe à Força aérea brasileira. Entre várias missões reais, uma merece destaque: em 2006 participou ativamente do resgate do voo Gol 1907, quando ficou 54 dias na Serra do Cachimbo (PA).

Hoje são mais de 40 cursos realizados no Brasil e no exterior, dentre eles o de ''Guerra na selva'', ''Comandos'' e o ''Curso SAR'', os mais desafiadores da carreira.

Concluiu o MBA em política e defesa pelo IBMEC e ainda o MBA em gestão pela Universidade federal fluminense (UFF). Atualmente como Coronel, trabalha na diretoria de infraestrutura da aeronáutica (DIRINFRA) e faz parte da equipe de alerta SAR no 3º/8º GAV no Rio de Janeiro, podendo ser acionado a qualquer momento para mais um resgate.

Sobre as palestras e treinamentos:

Coronel Leite adquiriu uma forma peculiar de ver a vida e de tomar decisões, resultado das provações vividas tanto em treinamentos operacionais quanto em missões reais.

Em suas palestras você não ouvirá códigos de conduta retirados de livros, mas conceitos lapidados na prática, durante sua jornada na formação e transformação de pessoas, baseado na determinação, honra e motivação do ser humano.

Sempre com exemplos reais, vividos em situações surpreendentes, Coronel Leite repassa o conhecimento para se tornar uma pessoa melhor, seja se superando, ou superando os obstáculos que a vida impõe.

Por ter passado por quase todos os níveis hierárquicos da carreira militar, e por ter uma percepção peculiar sobre o funcionamento das coisas, o pensamento estratégico e a forma como transfere o conhecimento se torna algo singular, motivador.

Para o Coronel a vontade é que move o mundo. Exemplos reais de alguém que submeteu mente e corpo as mais variadas situações de superação.

Histórias que mais do que ilustram conceitos, nos transportam para uma capacidade de apreensão de uma outra realidade, fazem com que quem assista uma palestra do Coronel saia modificado e inspirado em realizar mudança na própria vida e na vida de outros.

Temas das palestras:

Desafiando seus dilemas

Em muitas situações, a equipe precisa de formas de pensar que incentivam a determinação na solução de problemas, sejam eles individuais ou do grupo.

Geralmente o foco precisa ser ajustado e o bem comum, o espírito de equipe, precisa ser alimentado. Leite inspira superação e motivação nas pessoas com sua experiência de vida, aliada à constante tarefa de manter as tropas que comanda ativas e motivadas.

Superação: estratégia e oportunidade

Atuar e tomar decisões em situações de grande pressão e stress são objetos de treinamento mental e de alta performance.

Desenvolver visão estratégica para cada processo que se aplicará a cada membro da sua equipe é algo desenvolvido com muita experiência, aprendizado constante e objetivos claros.

Leite comandou e comanda várias operações que envolvem um número muito grande de colaboradores, situações limites como resgates e salvamentos, e se cerca sempre de pessoas de alta qualificação.

O nível de gestão precisa não somente de motivação ou de conceitos retirados de literatura, mas de exemplos reais e de situações que geram resultados positivos com estratégias inovadoras e conquistas de sucesso para todas as equipes envolvidas.

O desafio da perseverança e da inspiração

Muitas das vezes as atitudes que precisamos tomar afetam toda uma gama de pessoas. Planejamentos que precisamos definir como prioritários que encontram obstáculos entre colaboradores e até mesmo comandados.

Mas a disciplina e a capacidade de resiliência frente às dificuldades são algumas das principais ferramentas de ação para quem gerencia.

Coronel Leite em sua cadeia de comando precisa estar sempre antenado ao espírito coletivo, respeitando ao mesmo tempo a individualidade e formando equipes que superam grandes obstáculos.

As palestras para esse nível trazem processos e planejamentos retirados de fatos concretos e vividos no dia a dia do Coronel Leite em diversas missões que já participou.

Quem tem contato com essa abordagem estará melhor para compreender os mapas e os territórios, que através da disciplina e processos bem conhecidos e transmitidos pelo Coronel, levarão ao sucesso de toda a equipe.

Sobrevivência

Ferramenta que transforma o comportamento humano e produz resultados imediatos na vida pessoal e profissional de cada um de seus participantes.

A grande lição é que o mundo nunca mais será como antes: é preciso compreender que somos nós que temos que mudar, e esta mudança poderá tornar-se a maior aventura das nossas vidas.

Visa desenvolver no grupo um espírito de sobrevivência individual e coletiva, além de explorar de forma efetiva as habilidades de cada um.

O uso dessas atividades no ambiente adverso promove um momento de elevada riqueza, em um ambiente propício para expor as necessidades de atitudes do grupo em função de uma situação real.

APH: atendimento pré-hospitalar

APH, ou o atendimento pré-hospitalar é o processo feito pelos profissionais de resgate. A pessoa que socorre uma vítima que necessita de socorro é o socorrista.

Sua função é acionar o resgate, identificar e atender condições que ponham a vida da vítima em risco até que possa ser resgatada.

Treinamentos corporativos outdoor training:

Em busca da excelência

O desenvolvimento contínuo, o crescimento dos seus colaboradores e a permanência no mercado com a aplicação de uma metodologia com envolvimento de esportes de aventura e experiências outdoor é o que oferecemos nesse treinamento.

As metas comportamentais bem delineadas pelos gestores junto com a equipe do Coronel Leite serão trabalhadas com uma dinâmica de mudança profunda, criando ou desenvolvendo competências específicas como liderança, espírito de equipe, integração, mudanças, negociações, tomada de decisão e riscos calculados.

As atividades ao ar livre, junto à natureza, funcionam como um rito de passagem, onde todas as dificuldades existentes anteriormente no mundo do trabalho, na rotina da empresa, são superadas através da conquista das provas e obstáculos naturais.

A equipe do Coronel Leite é constituída por instrutores, administradores, psicólogos e militares com formação de resgate, busca e salvamento. Todos com vasta experiência e conhecimento técnico-operacional em atividades voltadas à mudança de comportamento.

CRM para empresas

No final da década de 70 uma série de acidentes ocorridos na aviação comercial chamou a atenção dos especialistas por suas características semelhantes: na maioria dos casos, os aviões estavam sem falhas mecânicas e em condições normais de operação.

A Agência espacial norte americana (NASA), então, iniciou estudos com o objetivo de identificar os fatores contribuintes para essas ocorrências.

E assim, no berço da tecnologia, nascia o treinamento de CRM (Corporate resources management). No início era ministrado apenas para pilotos de avião.

Porém, com o passar dos anos, comprovou ser uma ferramenta relevante para melhor performance das equipes nas atividades diárias, e fator decisivo para o sucesso em cenários de risco/crise.

Caso seu objetivo seja melhorar o desempenho de sua equipe e torná-la capaz de enfrentar desafios em diversos cenários, esse é o treinamento ideal!