Rio de Janeiro/RJ

David Hertz

Nascido em uma tradicional família judaica de Curitiba, David Hertz passou grande parte da juventude em busca de uma receita para sua vida.


David Hertz é gastrônomo e chef de cozinha. Fundou a Gastromotiva, que capacita jovens de baixa renda em cursos profissionalizantes em gastronomia para ingresso no mercado de trabalho.

Gera renda por meio de um bufê-escola e visa dar suporte ao desenvolvimento de negócios sociais em comunidades carentes. Esse conjunto, alicerçado na qualidade de atuação, faz da organização pioneira em negócios sociais gastronômicos no país.

Sendo um negócio social híbrido, a Gastromotiva depende de doações e gera receita com serviços e produtos do bufê-escola, de forma sustentável.

Atua na cidade de São Paulo, com enfoque em jovens de comunidades e bairros periféricos, como Paraisópolis, Vila Nova Jaguaré e Heliópolis, tendo ainda uma extensão piloto na Indonesia.

Nascido em uma tradicional família judaica de Curitiba, David Hertz passou grande parte da juventude em busca de uma receita para sua vida.

Aos 18 anos, porém, David foi para Israel, onde viveu num kibutz. "Tive ali a primeira visão de que havia um mundo maior e de que poderia buscar a minha história, seja lá qual fosse ela".

O que era para ser uma viagem de um ano transformou-se em sete, Entre idas e vindas, visitou Tailândia, China, Vietnã, Índia, Inglaterra e Canadá.

Na Tailândia, fez seu primeiro curso de culinária. Na Índia, descobriu o lado ritualístico da gastronomia e, no contato com os ingredientes, um meio de sentir a essência das pessoas.

Mas foi em Toronto, onde trabalhou como entregador de comida, que pensou pela primeira vez em se tornar chef. Daí em diante, a receita de sua vida, por anos incerta, ficou mais que definida.

Com o tempero da gastronomia, selecionou ingredientes como empreendedorismo, protagonismo juvenil, educação e inclusão.

Conheceu a Artemísia, rede de apoio a negócios sociais que impulsionou seu projeto. "Estavam procurando jovens com a ideia de montar um negócio social”.

Acompanhado da aprendiz Uridéia Costa, que conhecera no Cozinheiro Cidadão, decidiu, em 2005, criar um bufê-escola com formação profissional na prática, geração de renda e replicação de negócios sociais.

Saía do forno a Gastromotiva, "Pela primeira vez, após procurar tanto o que queria fazer da vida, eu estava muito em paz. As coisas vêm na hora em que têm de acontecer”, diz.

Temas das palestras/treinamentos:

• Atitudes para alimentar a humanidade com humanidade
• Gastronomia social
• Propósito nas empresas
• Processos de liderança: liderança autêntica e consciente
• Impacto social: gesenvolvimento sustentável de um projeto e empreendedorismo social
• Criação de rede/network
• Habilidades socioemocionais: autoconhecimento e espiritualidade

Outros tipos de trabalho:

• Aulas e eventos gastronômicos