São Paulo/SP

Dario Pereyra

A adaptação de Alfonso Dario Pereyra não foi imediata. Mas quando o jogador uruguaio se firmou na equipe titular são-paulina sendo recuado para atuar como quarto zagueiro tornou-se então um dos maiores beques da história do tricolor do morumbi.


Nascido no dia 19 de outubro de 1956 em Sauce, Uruguai, Dario Pereyra começou a carreira nas categorias de base do Nacional de Montevidéu. Na época Darío jogava mais avançado, como um meia esquerda, posição em que Pedro Rocha (outro uruguaio) tinha feito fama na equipe tricolor.

Darío chegou ao São Paulo em 1977 e logo no seu primeiro ano conquistou um título importante: o brasileirão (o São Paulo derrotou o Atlético Mineiro nos pênaltis por 3 a 2 no Mineirão).

Nove anos depois, em 86, Darío Pereyra voltava a levantar mais um brasileirão. E mais uma vez de forma emocionante. Mais uma vez nos pênaltis. Depois de empate no tempo normal e prorrogação com o Guarani no Brinco de ouro o São Paulo lacabou levando a melhor nas penalidades.

Deixou o futebol paulista e teve rápida passagem pelo Flamengo. Vestiu a camisa rubro-negra somente no rasileirão de 1988.

Voltou ao futebol paulista em 1989 desta vez para vestir a camisa do Palmeiras. Os problemas de relacionamento com Leão (na época técnico do alviverde) prejudicaram a permanência prolongada do uruguaio no Palestra Itália.

Antes de encerrar a carreira, um dos quarto zagueiros mais técnicos que já passaram pelo futebol brasileiro ainda jogou no futebol japonês. Lá defendeu o Matshushita (atual Gamba Osaka) sendo campeão da copa do Imperador em 1990. Dario pendurou as chuteiras mas não conseguiu ficar muito tempo longe dos gramados.

Começou então a trabalhar como técnico nas categorias de base do São Paulo. Assumiu o time profissional em 1997 sendo vice campeão paulista. Em 1998 deixou o São Paulo e dirigiu o Curitiba. No ano seguinte, em 1999, obteve sua maior conquista como técnico: campeão mineiro pelo Atlético. Dirigiu ainda o Guarani (2000), Corinthians (2001), Paysandu (2002 e 2003) e Grêmio (2003).

Após algum tempo afastado do futebol Darío Pereyra aceitou o convite para trabalhar como dirigente do Avaí (SC), em 2007.

Em novembro de 2011 Darío assume o comando técnico do Arapongas esporte clube (PR), mesma equipe que revelou o atacante Borges que brilhou nos times do São Paulo, Grêmio e Santos.

Em 2014 foi anunciado pelo Águia de Marabá como novo treinador do clube, cargo que ficou até se aposentar.

Tipos de trabalhos:

• Esportes
• Mestre de cerimônias
• Presença vip