• Home
  • Luiz Eduardo Serafim

Valinhos/SP

Luiz Eduardo Serafim

Palestrante e professor de gestão de marketing e inovação nos cursos de MBA da USP Ribeirão Preto, ESAMC Campinas e Inova business school. Colabora com os programas de empreendedorismo da Endeavour desde 2013 até os dias de hoje.


Desenvolver e comunicar a visão estratégica, manter a conexão estreita entre os clientes, estimular o empreendedorismo corporativo, incentivar a colaboração, assumir riscos, tolerar erros e reconhecer os melhores colaboradores. São alguns dos princípios das empresas altamente inovadoras descritas por Luiz Serafim, diretor de marketing de uma grande empresa no Brasil no livro ''O poder da inovação: como alavancar a inovação na sua empresa''. Uma leitura de extrema relevância dentre os muitos títulos que falam do tema pois conta a experiência dessa companhia centenária que é referência em produtos inovadores e reúne depoimentos de profissionais de empresas que também tem inovação no DNA. Luiz Serafim é um reconhecido defensor da inovação no Brasil. Além de representar uma das companhias mais inovadoras do mundo, é pesquisador, professor universitário e palestrante. Ele discorre sobre os conceitos de invenção, criação e inovação, mostra algumas ferramentas de articulação do pensamento inovador e dá dicas de como criar um ambiente favorável ao processo de inovação nas organizações. Como sabemos, mais que um modismo o desenvolvimento de uma cultura inovadora e organizacional pode ser um diferencial competitivo. Ele afirma que a liderança motivadora é o principal ingrediente de uma empresa inovadora; a visão da alta direção é que define os rumos da inovação de uma empresa e usa exemplos como o de Thomas Edison (fundador da General eletric) e Gerard Phillips (criador da Phillips). Para ele o que estes CEOs tinham em comum é que decidiram desde cedo que as áreas de pesquisa seriam prioritárias em seus negócios e inspiraram suas equipes a pensarem de maneira inovadora. Serafim é administrador de empresas e publicitário pós-graduado em marketing com especialização em desenvolvimento do potencial humano; head de marketing de uma grande empresa do Brasil liderando as áreas de comunicação, e-commerce, insights e academia de marketing. Palestrante e professor de gestão de marketing e inovação nos cursos de MBA da USP Ribeirão Preto, ESAMC Campinas e Inova business school. Colabora com os programas de empreendedorismo da Endeavour desde 2013 até os dias de hoje.

Tema da palestra:

• Case motivacional de liderança, empreendedorismo, comunicação, criatividade e inovação em marketing e gestão