São Paulo/SP

Luciano Pires

Formado em comunicação pela Universidade Mackenzie em São Paulo, Luciano Pires iniciou carreira profissional na área de jornalismo publicando em jornais de Bauru. Nas palestras Luciano trata de comportamento no ambiente profissional, administração, inovação, ética, filosofia e muitos outros aspectos de nossa vida pessoal e profissional.


Formado em comunicação pela Universidade Mackenzie em São Paulo, Luciano Pires iniciou carreira profissional na área de jornalismo publicando em jornais de Bauru.

De 1977 a 1981 foi sócio de agência de publicidade em São Paulo, entrando na Albarus em 1982 como supervisor de promoção.

Em 1988 foi promovido a gerente de marketing responsável pelas áreas de propaganda e promoção da divisão de peças e reposição.

A partir de 1993 assumiu responsabilidades sobre a comunicação corporativa, passando em 1996 a diretor de marketing para o grupo de empresas Dana no Brasil.

A experiência como jornalista e executivo de uma empresa global propiciou uma visão privilegiada da dinâmica do mundo dos negócios e do comportamento das pessoas que desempenham papéis de liderança.

Cartunista premiado por duas vezes no ''Salão de humor de Piracicaba'', tornou-se colunista dos cadernos ''Imprensa'' e ''Mercado automotivo'' do Jornal do Brasil. Lançou em 2002 seu terceiro livro: ''O meu Everest'', que descreve sua aventura de caminhar em abril de 2001 até o campo base do Everest, no Nepal.

Desde 1996 ministra palestras sobre temas variados, tendo como ponto de vista a complexidade dos processos de comunicação e da necessidade de inovação.

A partir do conteúdo de seus textos transformou-se num dos grandes palestrantes brasileiros e marca suas apresentações pelo bom humor, ideias provocativas e uso extensivo dos recursos multimídia.

Nas palestras Luciano trata de comportamento no ambiente profissional, administração, inovação, ética, filosofia e muitos outros aspectos de nossa vida pessoal e profissional.

Temas das palestras:

• O meu Everest
• A fórmula da inovação
• Brasileiros pocotó
• Gente nutritiva
• O vendedor nutritivo
• O buraco da fechadura
• Empresas nutritivas
• O complexo de vira latas
• Sustenthabilidade
• O olhar produtivo
• Pessoas criativas, empresas lucrativas