São Paulo/SP

Camila Klein

Quem conheceu a moça com rostinho (e altura) de top model que não descia do salto nem durante os longos trajetos de ônibus, sabe: a simpatia, a humildade e o carisma passaram incorruptíveis pelos deslumbres. Camila é mulher real, pé no chão, batalhadora, linda e natural.


A arquiteta Camila Klein pertence a uma nova safra de profissionais que vem ganhando espaço no mercado de projetos de alto padrão.

Foi o mar de sua Nice natal, na Côte D’azur, que inspirou o controverso artista francês Yves Klein. No final dos anos 1950, suas pinturas monocromáticas focaram quase que exclusivamente uma tonalidade intensa de marinho (que acabou sendo batizada de Klein blue) e que seria explorada à exaustão pela indústria da moda e design nas décadas seguintes.

Bem longe da Riviera francesa e sem nenhum parentesco com o pintor que é considerado um dos precursores da arte minimalista, Camila Klein nasceu na provinciana São Sebastião do Caí, de 22 mil habitantes, no pé da serra gaúcha, no começo dos anos 1980, quando a chamada ''geração Coca-Cola'' ecoava o Rock and Roll made in planalto central para bradar suas reivindicações sociais, e a decoração classe A no Brasil ainda era monopólio de uma dúzia de profissionais confinados no eixo Rio-Sampa.

De lá para cá o mercado cresceu, apareceu e transbordou para todas as capitais. A tecnologia globalizou a casa brasileira e a menina simples do interior que conquistou o canudo de arquitetura e urbanismo na raça (ela pagava a faculdade trabalhando em jornadas duplas que incluíam passar a limpo no Autocad as plantas dos arquitetos que ainda rabiscavam em papel vegetal e prancheta), veio tentar a sorte em São Paulo com a cara, a coragem e um par de olhos brilhantes um pouco mais escuros do que os pintados por seu homônimo francês.

A duras penas (fez um teste em que deveria prescrever todo o detalhamento de uma escada helicoidal de uma obra com shape circular) conquistou uma vaga na equipe de Ruy Ohtake, a quem chama de “mestre” e com quem trabalhou durante dois anos, até receber o convite de uma incorporadora para projetar decorados das Minas Gerais ao Amazonas.

Era a gênese de uma ascensão meteórica que culminou com estúdio próprio e portfólio sui generis, que hoje inclui aviões, barcos, espaços corporativos, projetos residenciais, quadro com dicas de design em programa de televisão, destaque nas principais revistas e mostras de décor do país, incluindo Casa Cor e Black.

Quem conheceu a moça com rostinho (e altura) de top model que não descia do salto nem durante os longos trajetos de ônibus, sabe: a simpatia, a humildade e o carisma passaram incorruptíveis pelos deslumbres. Camila é mulher real, pé no chão, batalhadora, linda e natural.

Aos 42 anos, mãe de primeira viagem, nunca fez uma intervenção estética sequer e resolve tudo “organicamente”, com alimentação controlada, pegando pesado na academia e fazendo do trabalho seu principal esporte, sem deixar de lado a costumeira do chimarrão, para manter-se conectada às raízes gaúchas.

Me entrego demais e já nem conheço mais os limites entre a pessoa física e a jurídica. Sou tão viciada em trabalho que preciso me policiar para não faltar com a minha filha”.

Seguindo as lições de Yves Klein, o azul é o ponto de cor mais presente no Décor. Passeia por obras de arte como a fotografia gigante do mar clicada pelo alemão Bernhard Quade, da galeria Chroma, e abraça peças que são objetos de desejo do design contemporâneo, como a Chaise Antibodi, de Patricia Urquiola, a poltrona D153, de Gio Ponti e o vaso da manufatura italiana Fornasetti, em contraste com acessórios tão excêntricos que vão do garden seat óptico de Fabrizio Rollo (em azul e branco, é claro), às cadeiras de Jean Marie Massaud e muranos que brincam com matizes do céu ao ácqua. Enfim, tudo da cor do mar e do astral de Camila.

A arquiteta vem ganhado cada vez mais mercado entre os mais diversos nomes do alto escalão da arquitetura e decoração, estando entre os 50 principais escritórios indicados como de excelência. Com projetos de alto padrão, a aprendiz e pupila do renomado arquiteto Ruy Ohtake conseguiu um lugar de destaque entre grandes nomes da arquitetura pelo seu atendimento personalizado, exclusivo e dinâmico.

Com quase 15 anos de escritório (que leva o seu nome), é destaque na arquitetura de interiores de projetos residenciais, comerciais, corporativos, imobiliários, aéreos e náuticos, somando-se assim mais de 1.000 projetos por todo brasil.

O escritório de arquitetura e interiores CKlein é conhecido pelo alto padrão de sofisticação e bom gosto na execução e elaboração de projetos residenciais e empreendimentos imobiliários, cuidadosamente desenvolvidos por uma equipe de 25 colaboradores supervisionados pela arquiteta. A equipe é formada por colaboradores altamente qualificados, capacitados para melhor atender todas as necessidades dos clientes.

Ávida a romper fronteiras tanto no estilo quanto nas tendências, a profissional vem se posicionando com maestria ao que envolve toda parte de tecnologia de seus projetos, sempre de uma forma inusitada do que se vê no mercado, mas jamais deixa de lado o aconchego em seus projetos.

Com traços contemporâneos, a arquiteta não se prende a um único viés; transita em diferentes estilos com toques do clássico, criando projetos diferenciados, sofisticados, dinâmicos e assertivos, com equilíbrio das proporções e simetrias.

As inspirações da arquiteta são absorvidas em suas viagens internacionais, boas leituras e até mesmo na música, melhor dizendo, ela está sempre atenta a tudo que se passa ao redor do mundo, apesar da sua frenética rotina diária.

Camila ainda destaca: “Apesar das influências externas, acredito que não há nada mais rico do que o estilo que chamo de tropicalização”.

Dona de métodos e processos de gestão de seu escritório, ao projetar para o seu cliente procura sempre “escutar e captar toda a essência mais profunda do desejo de cada um dos meus clientes”, afirma a expert na área.

Seus trabalhos são conhecidos e aguardados pelo público que frequentam as principais mostras de decoração do país, como Casa Cor São Paulo, Mostra Black, etc. São nesses eventos que apresenta a grande diversidade de seus projetos, ousando ainda mais a cada novo projeto e sem limitações de concepções jamais imaginadas. O resultado surpreende pela inovação!

Atualmente, em seus projetos de interiores de aeronaves e barcos, vem desafiando a criatividade da profissional, que tem estudado os diferentes tipos de materiais ao especificar nestes projetos. Atuando no mercado imobiliário desde o início de sua carreira, a profissional tem entre seus clientes as maiores incorporadas do país em seu portfólio...a se perder de vista!

Atuando como referência do setor como digital influencer, Camila virou criadora de conteúdo e hoje palestra pelo Brasil com o tema #compartilhandoexperiencias, além de ser colunista online do site Casa Vogue. No seu perfil, além de falar sobre arquitetura e decoração, aborda temas como lifestyle, moda e viagens.

Pensando no amplo público que acessa redes sociais, site e blog, a arquiteta Camila Klein faz o uso de uma linguagem clara e atraente, que aliada a uma identidade visual bonita, organizada, de fácil acesso e muito atrativa, é capaz de envolver e cativar seus leitores. Por fim, entre as celebridades que já passaram pelas mãos da arquiteta estão Isabella Fiorentino, o ator Eri Johnson, a blogueira Gabriela Pugliesi e o jogador Kaká, entre tantos outros.

Temas das palestras:

• Métodos e processos de um escritório de arquitetura
• Compartilhando experiências (história da minha vida)
• Talcks com Camila Klein
• Pílulas
• Packing by Camila Klein

Tipos de trabalho:

• Presença vip
• Mestre de cerimônias
• Mentorias
• Mídias de massa
• Instrutora de grupos de estudantes em formação
• Cobertura de eventos