Campinas/SP

Cadu Lemos

Atua desde 1998 como mentor, facilitador e palestrante internacional nas áreas de desenvolvimento e performance humana. Seus programas e workshops utilizam inteligência emocional, neurociência e práticas de foco e atenção plena (mindfulness , meditação e neurofeedback, entre outros).


Cadu Lemos teve uma carreira diversificada. Começou como DJ e locutor de rádio nos anos 80, na cena do rock de Brasília. Voltou para São Paulo para ser diretor de atendimento e planejamento de grandes grupos de comunicação. Diretor de marketing do banco Nacional, atua desde 1998 como mentor, facilitador e palestrante internacional nas áreas de desenvolvimento e performance humana.

Foi professor dos MBAs da Fundação Dom Cabral e IBMEC, além de ministrar aulas de marketing para ESPM e FGV. Certificado em ''customer experience management'' pela Shaun Smith +co. Certificado também em eneagrama, é membro fundador da Associação brasileira de eneagrama, braço da International enneagram association. Autor do e-book "A corporação tribal" (um ensaio sobre cultura organizacional) e coautor dos livros "Laboratório de marketing" (editora Nobel) e “Dominando estratégias de negócios” (Prentice hall / Pearson publishing).

Articulista de alguns dos principais veículos da área de marketing e comunicação, Cadu trouxe para o Brasil (em 1990) o “paintball”, que seria o precursor de seus programas de coaching e treinamento vivencial para executivos, que incluem regatas com veleiros oceânicos, expedições off-road e sessôes de fotografia, entre outras dinâmicas. Mais adiante desenvolveu (em conjunto com o ex-piloto e chefe de equipe Keko Pati) o ''Pit stop experience'', primeiro programa de treinamento do mundo a usar réplicas de máquinas da F1 para trabalhar equipes de alta performance nas empresas. Em 2013 cria a ''mObgraphia cultura visual'' (em conjunto com o fotógrafo Ricardo Rojas), uma produtora cultural pioneira em festivais, prémios e atividades de fotografia e vídeo com smartphones.

Agora, aprofundando ainda mais seu trabalho em desenvolvimento humano, suas pesquisas incorporam o conceito do ''FLOW'' em um conjunto de programas e dinâmicas dedicadas ao aumento da performance e qualidade de vida, apoiado por técnicas de neurociência e por um grupo multidisciplinar chamado "Corporação tribal", formado por educadores, profissionais de saúde, pesquisadores, atletas de alta performance, artistas e mais gente bacana.

Seus programas e workshops utilizam inteligência emocional, neurociência e práticas de foco e atenção plena (mindfulness , meditação e neurofeedback, entre outros) ajudando organizações como Google, Bradesco, Microsoft, Itaú, Pão de açúcar, Unilever e Amil united health, entre muitas outras, a melhorar seu desempenho através do desenvolvimento das pessoas, formação e integração de valores humanos e propósito consciente, além de abrangerem áreas do desenvolvimento humano nas empresas com histórias de liderança inspiradora, propósito, comunicação, design thinking, espírito de equipe, atitude, tecnologia, mudança e tendências de mercado. E sempre de forma impactante, divertida e ao mesmo tempo com aprendizados perenes.

Sobre a metodologia FLOW:

O ''FLOW'' é um estado mental de real engajamento que leva à ótima performance, e usá-lo de forma consciente dentro de um grupo ou organização pode ser extremamente útil no entendimento da motivação coletiva e individual. Quanto mais ''FLOW'' numa organização (isto é, quanto mais colaboradores-chave vivenciarem o ''FLOW'') melhor será a performance da área. É um estado de consciência individual, porém é sua disseminação e ativação que permitirão a um maior número de colaboradores viverem esta experiência no trabalho.

Gestores de pessoas que são treinados em reconhecer as condições que ativam o ''FLOW'' através de simulações como o ''FLIGBY'', por exemplo, estarão melhor equipados para ajudarem suas equipes e áreas atendidas a criarem estratégias pessoais de ativação. O mapeamento dos estados motivacionais no mapa do ''FLOW'' permite intervenções nas dinâmicas e condições do ambiente de trabalho do time, de maneira a forjar um maior engajamento. Décadas de pesquisa mostram que quando os desafios se encaixam com as habilidades pessoais e profissionais e ambos são altos, o potencial de foco e energia positiva leva a uma experiência de total imersão e alto desempenho.

Embora o ''FLOW'' seja um estado mental individual, as pesquisas e relatos mostram que é ativado e vivenciado em níveis ainda maiores em times integrados, onde a competição saudável direciona os esforços pessoais para a excelência, dando ainda mais motivos para se cultiva-lo em equipe. Para direcionar o time rumo a um maior engajamento um bom líder deve estar consciente do estado motivacional presente, sendo capaz de reconhecer todos os outros estados e o que acontece quando o time não está em ''FLOW''.

Programas que utilizam a metodologia FLOW:

Fundamentos e práticas para ativação do FLOW

Como lidar com as demandas e interrupções constantes do dia a dia (especialmente em condições de trabalho remoto) sem perder o foco? Como aplicar as técnicas do ''FLOW'' em qualquer atividade ou desafio que seja necessário ou tenha significado para você? Como usar o estado de ''FLOW'' de forma consciente dentro de um grupo ou organização para a motivação coletiva? Dicas e aplicativos que vão te ajudar a construir novos hábitos e práticas para construir um novo jeito de viver de forma mais plena. O que são e como funcionam os gatilhos e condições prévias para ativar o estado de ''FLOW'' são apresentados.

FLOW coletivo: condições para trazer o time para o FLOW

Destinado a líderes de equipe este programa prepara essas lideranças para levar o seu time ao ''FLOW''. As condições necessárias para esse salto coletivo, como proteger as equipes das interrupções e outras práticas que levam à improdutividade, a jornadas exaustivas de trabalho e, com isso, a problemas de saúde físicos e emocionais. Quais as práticas e recomendações para uma produtividade que levem os colaboradores a ganharem tempo para si mesmos? As respostas estão aqui.

Team coaching e mentoring

Um programa que combina o líder e o seu time numa construção ativa de acordos e práticas para o seu dia a dia. Um método de facilitação que leva o grupo a compreender as principais causas dos seus problemas, apresentando ao líder um caminho balanceado para a superação das metas e acordos entre o time, para o fortalecimento / melhoria do clima e aumento do bem estar. Esse programa é precedido por um ''assessment'' da consultoria, que compreende o momento e situação do grupo e, em função do diagnóstico, propõe o número de encontros, que podem variar de 2 a 4, todos de 2 horas.

FLIGBY: formando líderes

''FLIGBY'', ou ''FLOW is good business'' é um simulador imersivo de liderança consciente desenvolvido pelo professor Mihaly Csikszentmihalyi e a equipe da Aleas simulations (representados por nós no Brasil) para levar seus participantes a vivências e experiências do dia a dia de uma gestão complexa. Utilizado em várias escolas de negócios da Europa e Estados Unidos, além de empresas como Coca-cola, Exxon Mobil, Janssen, Novartis e Samsung, entre outras, tem por objetivo levar o participante a uma imersão como CEO da empresa (uma vinícola na Califórnia) onde será confrontado com várias situações da gestão e onde suas decisões e escolhas afetam o ''FLOW'' do seu time. Cada cena ou jogada é analisada à luz dos seus impactos e refletida pelo grupo que está jogando, mediado pelo facilitador, sempre um executivo experiente.

Introduzindo o tema-palestra hackeando a mente

Quando o professor Mihaly Csikszentmihalyi desenvolveu a teoria do ''FLOW'' ele na verdade fazia uma pesquisa ampla sobre a felicidade. O que encontrou de comum em todas as respostas foi um sentimento de plenitude, ausência de tempo e satisfação, um sentimento onde tudo fluía: o ''FLOW''. Por isso estar em ''FLOW'' é o auge do bem estar e simultaneamente expressa o melhor de nós, com mais performance e saúde mental. A palestra resgata o contexto do momento atual, a pandemia, o trabalho remoto, o desgaste inerente a uma situação inesperada e apresenta as melhores práticas de como lidar com isso.

Em seu conteúdo, Cadu Lemos aborda a gestão das 4 energias (física, mental, emocional e espiritual), a construção do foco, a ativação do fluxo e os rituais para uma vida mais plena. Uma conversa atual e impactante sobre a jornada mais importante do homem: de fora para dentro.

Deep now: mindhacking

Geralmente o acesso ao ''FLOW'' acontece quando se está fazendo aquilo que mais se gosta de fazer, ou ainda gostando muito do que está fazendo. Pessoas entram em fluxo nas atividades que dominam e tem alto interesse. Artistas, atletas, escritores, designers e profissionais de todos os segmentos. O objetivo principal do programa (imersão / workshop / palestra) é provocar reflexão sobre o novo ambiente de trabalho e a mudança radical que vêm se processando há alguns anos.

Novas competências e habilidades são demandadas em tempo real, sendo habilidades de comportamento social e relacional (soft skils) cada vez demandadas dos líderes, especialmente das novas gerações que chegam ao mercado de trabalho. Uma liderança mais consciente! Números expressivos refletem a urgência de uma ação estruturada voltada a preparar e sustentar esse novo movimento. Este programa é aplicado em módulos (workshops ou imersões):

- Self assessment
- Definição de metas / objetivos /causa
- Atenção plena
- FLOW

Opcionais: mapeamento neurológico funcional, série de flutuações em tanque de isolamento sensorial, salto de paraquedas em túnel de vento (indoor), coerência cardíaca / biofeedback e neurofeedback para performance.

Pit stop experience

Aquele momento mágico onde tudo o que foi planejado e treinado por muito tempo se cristaliza num único instante: a parada no box! Ali tudo pode acontecer; pode-se ganhar ou perder uma corrida ou um campeonato... Como é possível imaginar uma troca de pneus em 1,82 segundos? Se você piscar os olhos já perdeu! As equipes de pit stop da F1 (assim como os ''Seals'', a elite militar) são as mais preparadas do mundo no que se refere a atingir objetivos imediatos e de impacto.

Muito treino e um segredo: a ativação do estado de ''FLOW''. Ideal como introdução e aprofundamento da metodologia ''AGILE'', focado nos squads e seus desafios.

Palestra de impacto (também em inglês), com o objetivo da palestra / dinâmica e debriefing trazer para um nível de realidade atual e com visão prática como o mundo da Formula 1 agrega elementos importantes no mundo corporativo. Inovação, tecnologia, gestão de projetos, visão sistêmica, trabalho em equipe, gestão de crises e conflitos, tomada de decisão sob pressão e metodologias ''LEAN'' e ''AGILE'' são alguns dos aspectos abordados no contexto.

Um mundo em constante mudança, e mudanças são fatores de resistência e medo. É um sentimento comum quando o indivíduo se depara com qualquer tipo de desafio e oportunidade de crescimento e aprendizagem. Vamos explorar as mudanças no mundo, nas empresas e nos indivíduos trazendo histórias, depoimentos de chefes de equipes e ex pilotos, imagens e vídeos que traçam um paralelo forte com a realidade do mundo corporativo hoje, através da analogia com o mundo da Formula 1 e todas as nuances que o contornam e mostram o quanto é similar ao mundo corporativo. Para o maior impacto possível, o programa pode ser aplicado com o uso de réplicas idênticas aos carros de F1, construídas específicamente para os fins de treinamentos e eventos.

Da teoria à prática de forma interativa e participativa, com os times divididos ao critério do cliente (times de 12 pessoas, 3 por roda, exatamente como na F1), vamos para a dinâmica! Cada time passa pelo carro pelo menos duas vezes; a primeira rodada (duas ações consecutivas que duram aproximadamente 3 minutos) é de treino: o time sai e vem o outro e assim por diante. Não existe dispersão pois todos ficam muito ligados no que o concorrente está fazendo. O momento do debriefing é a grande oportunidade para os times refletirem sobre a experiência e o que ela traz de aprendizado para ajudar a enfrentar os novos desafios e projetos que estão por vir.

Cadu utiliza técnicas e metodologias inovadoras de treinamento e facilitação que permitem e incentivam participação plena e resultados transformadores. Um ''offsite'' corporativo que é uma oportunidade única de se unir à liderança para construir agendas e visões estratégicas, enquanto se reforçam a confiança e as relações. Planejamento e facilitação de reuniões estratégicas dentro ou fora da empresa.

Cocriação com o cliente e seus fornecedores. Como especialistas na metodologia ''AGILE'' nossos eventos introduzem ou aprofundam de forma simples e prática os conceitos desta abordagem inovadora e estratégica para startups e empresas de qualquer segmento. Eventos de ''networking'' e ativação de marca envolventes e impactantes, com a participação direta dos convidados, criando um ambiente positivo para construir e fortalecer relacionamentos.

Deep drive e ignição: o Eneagrama

O ''Eneagrama'' é um sistema que explica o comportamento humano com uma precisão que normalmente surpreende aqueles que vêm a conhecê-lo. Sua descrição dos nove padrões de comportamento é muito profunda, esclarecedora e freqüentemente leva as pessoas a assumirem e superarem pontos fracos em um nível superior ao imaginado previamente. Segundo o ''Eneagrama'' todas as pessoas possuem um entre nove estratégias para lidar com o mundo. Quem identifica sua própria estratégia compreende os porquês de comportamentos antigos e recorrentes, sejam eles positivos ou negativos; padrões de atenção e de reação; fatores que levam à motivação ou à falta dela; habilidades e dificuldades específicas e padrões de resistência à mudança.

E quem identifica as estratégias das demais pessoas com quem convive amplia sua tolerância e sua aceitação das diferenças. O ''Eneagrama'' original foi descoberto na antiguidade e sua origem ainda é incerta, podendo remontar a Pitágoras. No início do século 20 ele foi introduzido indiretamente no ocidente com o trabalho do filósofo George I. Gurdjieff. O ''Eneagrama'' das personalidades foi desenvolvido na década de 70 com a escola de Arica por Oscar Ichazo e pelo psiquiatra chileno Cláudio Naranjo, que se tornou uma importante referência do tema no mundo e um eficiente divulgador do sistema. A partir daí muitos estudiosos e autores do ''Eneagrama'' em todo o mundo ajudaram a desenvolver e tornar mais acessível seus ensinamentos. Pode-se destacar aqui o trabalho de Helen Palmer, David Daniels e Urânio Paes (os professores com quem Cadu Lemos fez sua formação de professor e especialista em ''Eneagrama'') como alguns dos maiores nomes na comunidade internacional do.

Além de ser um sistema muito potente de autoconhecimento é também uma ferramenta capaz de ampliar nossa visão de mundo e nos ajudar a manter relações mais saudáveis e produtivas. Na verdade o ''Eneagrama'' vai além de outras tipologias de personalidade, apontando caminhos específicos de desenvolvimento pessoal e profissional; também é muito versátil e permite diferentes tipos de aplicações em empresas tais como: desenvolvimento gerencial e de liderança, construção de equipes de alto desempenho, gestão de conflitos e de clima organizacional e facilitação na implementação de diversos programas de gestão. O ''Eneagrama'' vem crescendo significativamente em todo o mundo e já é utilizado por muitas importantes empresas tais como Autodesk, Dropbox, Agilent, Genentech, 3M, IBM, Sony, Motorola, Boeing, Disney, DuPont, Procter & Gamble e Federal reserve bank, entre muitas outras. O sistema também já conta com diversos trabalhos de validação científica, levando centros acadêmicos de renome mundial a o incorporarem em alguns programas de suas "business schools".

É o caso de Stanford, Columbia e Loyola nos EUA, Manchester na Inglaterra e Universidade de Sydney na Austrália. No Brasil o ''Eneagrama'' também já é ensinado em MBAs da FGV e da USP e em organizações como Avon, BNP Paribas, Itaú Unibanco, VISA, ALGAR, AMIL, Johnson & Johnson, TIM, Eaton e Oracle, entre outras, por meio de diferentes professores.

FLOW performance lab: mentoria e coerência cardíaca / biofeedback

Coerência é sinônimo de ordem, ligação, conformidade, harmonia, conexão, concatenação e ritmo. Quando a variação entre os batimentos cardíacos (HRV= heart rate variability) seguem uma sequência rítmica e ordenada, este sinal é enviado para o cérebro que decodifica esta mensagem como um sinal de calma, ativando no resto do nosso corpo uma harmonização entre todos os sistemas fisiológicos, emocionais e cognitivos. Entramos em um processo de calma interior onde cérebro e coração estão em harmonia ou em ressonância.

Neste estado atingimos o máximo da nossa capacidade cognitiva. Isto quer dizer que ativamos nossa capacidade de inovar. Um coração saudável não é como um metrônomo. As oscilações de um coração saudável são complexas e não-lineares. A frequência cardíaca é o número de batimentos cardíacos por minuto.

A variabilidade da frequência cardíaca (HRV) é a flutuação nos intervalos de tempo entre batimentos cardíacos adjacentes. O coração tem funções muito mais complexas e primordiais que simplesmente bombear o sangue. Na verdade o coração é um centro de processamento de informação com seu próprio sistema nervoso, formado por aproximadamente 40 mil neurônios que comunica e influencia o cérebro por meio de quatro grandes sistemas: neurológico (impulsos nervosos), bioquímico (via hormônios e neurotransmissores), biofísico (pulsação) e energético ( interações do campo eletromagnético).

As práticas e ferramentas desenvolvidas pelo Instituto HeartMath e outros pesquisadores já permitem identificar o nível de estresse pessoal ou organizacional e implantar um processo de recuperação da coerência cardíaca pessoal e organizacional para atingir melhores níveis de desempenho. São 8 semanas de treino virtual com uso de sensores ligados em nuvem, que acompanham o desenvolvimento diário do equilíbrio e da coerência cardíaca. Passo essencial para se ativar o estado de ''FLOW''. O programa customizado pode incluir sessões de flutuação e saltos de paraquedas indoor como parte da experiência.

Você está pronto para ser hibrido? Criando o ambiente ideal para o novo jeito de trabalhar

Bem vindo à terceira década do século 21. Novos tempos, novas formas de trabalhar, novas formas de liderar (Ou você pensa que o jeito de trabalhar do século passado ainda funciona?). O híbrido veio para ficar. O desafio das organizações e seus líderes é descobrir e valorizar o talento onde quer que ele esteja.

O objetivo da palestra é trazer para um nível de realidade atual e com visão prática todas as características, prós e contras de novos modelos de trabalho num mundo pós pandemia, em especial o trabalho híbrido. Diversas pesquisas recentes mostram que quase metade dos colaboradores (47%) provavelmente procurariam uma nova colocação se a empresa não adotasse um modelo de trabalho flexível.

Para 53% dos profissionais no mundo a saúde e bem-estar se tornaram prioridades acima do trabalho, segundo pesquisa da Microsoft. No Brasil essa prioridade foi a maior entre os países pesquisados e 71% declararam que a preocupação com o bem-estar é maior do que antes da pandemia e a flexibilidade no trabalho é um aspecto importante. Cadu Lemos explora as mudanças no mundo, nas empresas e nos indivíduos e mostra que metade das lideranças pesquisadas tem planos para a empresa voltar a ter trabalho totalmente presencial. Enquanto isso mais da metade dos funcionários esperam migrar para o híbrido ou remoto em 2022, porém o maior desafio é saber quando e porque se deslocar ao presencial. Estes são alguns dos pontos mais delicados deste momento.

A palestra explora e toca em temas críticos para a construção de culturas organizacionais mais saudáveis e psicologicamente seguras. Além da reflexão, Cadu Lemos apresenta abordagens inovadoras e ideias para que a liderança possa manter a equipe focada, engajada e produtiva, sem colocar em risco o ''fantasma do burnout''.