JAPÃO

Levir Culpi

Mostrou talento quando comandou os três grandes clubes do futebol paranaense: Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná, tendo destacado-se nacionalmente quando dirigiu o Cruzeiro, com o qual sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 1996 vencendo o badalado time do Palmeiras.


Ex-futebolista e atual treinador que atuava como zagueiro. Iniciou-se como treinador logo após encerrar sua carreira dentro das quatro linhas em 1987, no Juventude. Mostrou talento quando comandou os três grandes clubes do futebol paranaense: Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná, tendo destacado-se nacionalmente quando dirigiu o Cruzeiro, com o qual sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 1996 vencendo o badalado time do Palmeiras. Na condição de técnico do São Paulo foi campeão paulista em 2000 e vice da Copa do Brasil. Dirigiu ainda o Criciúma na Copa Libertadores da América de 1992 e levou o time catarinense às quartas-de-final, além da Portuguesa e o time japonês Cerezo Osaka, em 1997. Protagonizou um dos mais tristes momentos da história do Palmeiras no ano de 2002, assumindo o cargo de técnico do clube em situação desesperadora e não conseguindo salvar o palestra do rebaixamento para a série B do Campeonato brasileiro.

No ano seguinte foi contratado pelo Botafogo, time que foi rebaixado junto com o Palmeiras em 2002. Levir Culpi conduziu o time a um vice-campeonato da Série B, trazendo-o volta para a elite do futebol com uma das duas vagas de acesso. Em 2006 levou o Atlético Mineiro (de forma brilhante) de volta à elite do futebol brasileiro. Tendo assumido o comando do time no meio do campeonato com o time na incomoda 14ª posição, Levir formou uma grande equipe e contando com os gols de Marinho e boas atuações de atletas formados no clube como Lima, Diego e Rafael Miranda levou o time ao título do Campeonato brasileiro série B em 2006. Mantendo essa base foi campeão mineiro em 2007. Depois foi para o Cerezo Osaka do Japão ficando até o fim da temporada 2011.

Retornou ao comando da equipe japonesa no meio de 2012 para tentar salvá-la do descenso à J-league 2. Em 2014 foi anunciado como substituto de Paulo Autuori no comando do Atlético Mineiro. Esta seria a quarta passagem de Levir Culpi pelo clube mineiro. No mesmo ano, em jogo contra o Palmeiras válido pela Copa do Brasil Levir Culpi completou 200 jogos comandando o Atlético Mineiro, tornado-se assim o 4º treinador que mais treinou o Atlético Mineiro na história. A partida terminou com a vitória do Galo por 2x0, no estádio Independência.

Tema da palestra:

• Case motivacional esportivo de trabalho disciplinado em equipe e superação

Tipo de trabalho:

• Presença vip