Belo Horizonte/MG

Leila Ferreira

Graduada em jornalismo e letras, com mestrado em comunicação pela Universidade de Londres. Viaja por todo o país abordando temas como felicidade, trabalho, amor, gentileza (ou a falta dela), qualidade de vida, leveza, envelhecer, o sentido da vida e o prazer da solidão.


Leila é graduada em jornalismo e letras, com mestrado em comunicação pela Universidade de Londres, trabalhou como repórter na rede Globo Minas, e lá durante dez anos apresentou o programa ''Leila entrevista'', que produziu 13 histórias internacionais.

Ela é autora dos livros ''Viver não dói'', ''A arte de ser leve'', ''Mulheres: por que será que elas'' e ''Leila entrevista: bastidores''. Leila levou suas perguntas para especialistas em comportamento no Brasil, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal para tentar entender a arte de ser leve, tema de um de seus livros.

Conversou com mais de 50 mulheres em bares, restaurantes, salões de beleza e clínicas de estética para entender os dilemas da mulher moderna.

Ao longo de dez anos, no em seu programa de TV, entrevistou mais de 1600 pessoas, desde seu ''Manoelzinho'', servente de pedreiro e cineasta do Espírito Santo, até personalidades como o escritor Sidney Sheldon em sua casa na Califórnia, e a rainha Silvia, da Suécia, no palácio real de Estocolmo.

As respostas para tantas perguntas ela carrega agora em viagens por todo o país em palestras em que aborda temas como felicidade, trabalho, amor, gentileza (ou a falta dela), qualidade de vida, leveza, envelhecer, o sentido da vida e o prazer da solidão.

Temas das palestras:

Vida: modos de usar

Estamos vivendo um tempo diferente. A pandemia abalou nossas certezas, encheu nosso presente de interrogações e a sensação generalizada é de que o futuro nunca foi uma incógnita tão grande.

Mas apesar de todo o sofrimento que veio marcar nossos cotidianos, não é hora de ceder ao pessimismo ou à desesperança. É hora de aprender e de repensar. Hora acima de tudo de reavaliar nossas vidas e nossos valores.

E de crescermos como pessoas. A palestra “Vida: modos de usar” não é um receituário. É uma proposta de reflexão nesse sentido; uma reflexão ao mesmo tempo leve e profunda.

Fala da importância de fazermos agora as escolhas que nos permitirão viver de forma mais equilibrada e saudável. Aborda temas como gentileza e respeito, bom humor, a necessidade de pausas num mundo cada vez mais acelerado.

Também os efeitos da tecnologia em nossas vidas, a importâncias das verdadeiras conversas, cada vez mais raras em nosso dia-a-dia, e o grande (e essencial) desafio que é nos tornarmos pessoas melhores, mais generosas, empáticas e agradáveis, para construirmos juntos um futuro que nos acolha a todos.

Angústia, ansiedade e depressão: por que tentar esconder?

Um relato de quem enfrenta esses estados emocionais que podem causar tanto desconforto e sofrimento. E reflexões essenciais sobre a importância de não se negligenciar essas questões, principalmente no cenário em que estamos vivendo, e sobre a esperança que acompanha o ato de se cuidar.

Leila Ferreira nunca escondeu suas próprias fragilidades em seus livros, vídeos e palestras, aplaudidos por milhares de seguidores e fonte de inspiração para inúmeras empresas do Brasil.

Suas ideias nos ajudam a refletir sobre o atual momento que vivemos e nos conscientizam da importância de fazermos agora as escolhas que nos permitirão viver de forma mais equilibrada depois.

Lições da incerteza: o desafio de sermos melhores

No mundo atual é cada vez maior a busca de escolhas conscientes, que nos permitirão viver vidas mais equilibradas e com mais qualidade.

O confronto com as incertezas que têm marcado nossos dias trouxe e tem trazido sofrimento, mas também tem sido uma oportunidade única de reavaliarmos nossos cotidianos e nossos valores.

Ter consciência desse processo nos permitirá reconhecer nossas fragilidades e ao mesmo tempo nos fortalecer. É um momento de crescimento em todos os sentido e não podemos perder a chance de vivê-lo por inteiro.

A arte de ser leve

Não há nada mais perigoso do que conviver com pessoas desagradáveis, seja em casa, no trabalho, no prédio onde moramos ou na fila do cinema. E compartilhar um espaço, uma atividade ou uma vida com alguém leve é um dos grandes prazeres da existência.

Nesta palestra Leila Ferreira fala sobre valores e posturas que ajudam a reduzir o peso do cotidiano e a melhorar a convivência entre as pessoas, destacando a importância da gentileza, o bom humor, a descomplicação e a desaceleração.