Jussara Hoffman

Jussara Hoffmann é uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país. Iniciou seus estudos e pesquisas nessa área em 1979, na UFRJ, tendo se tornado a segunda mestra em educação do país na linha de pesquisa e avaliação educacional. Desde lá destaca-se pela sua contribuição inovadora nessa área, desenvolvendo a teoria de avaliação mediadora.


Jussara Hoffmann é uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país. Iniciou seus estudos e pesquisas nessa área em 1979, na UFRJ, tendo se tornado a segunda mestra em educação do país na linha de pesquisa e avaliação educacional. Desde lá destaca-se pela sua contribuição inovadora nessa área, desenvolvendo a teoria de avaliação mediadora. Graduada em letras pela UFRGS em 1974, atuou desde jovem como professora e coordenadora pedagógica na rede pública e privada de ensino de Porto Alegre. Após o mestrado atuou como docente em curso de especialização na PUCRS e, a partir de 1986, como professora adjunta na faculdade de educação da UFRGS, instituição na qual ampliou estudos e pesquisas sobre avaliação mediadora e educação infantil. Após a sua aposentadoria em 1997, intensificou sua atuação na formação de professores como conferencista e consultora educacional no país e no exterior. Jussara Hoffmann é também a idealizadora e fundadora da editora Mediação, onde atua há 22 anos como diretora editorial, sendo responsável pela publicação de mais de 220 títulos na área de formação pedagógica. Reconhecida por suas contribuições à melhoria da educação no país, é autora de vários livros sobre o tema de seus estudos, de capítulos em livros no Brasil e no exterior, de inúmeros artigos em jornais e revistas, com várias obras alcançando a categoria de bestsellers em educação!

Temas das palestras:

• Avaliação na educação infantil e no ensino fundamental
• O que é mesmo avaliar?
• Avaliação na educação infantil: observação, sensibilidade e documentação pedagógica
• Avaliação e pedagogia de projetos
• Avaliação e educação infantil: uma prática docente, sensível e reflexiva
• Avaliar: respeitar primeiro, educar depois
• O que é mesmo avaliar a aprendizagem? Corrigir? Interpretar? Acompanhar o processo educativo?
• Avaliação mediadora
• Avaliação mediadora e pedagogia de projetos
• Práticas avaliativas e aprendizagens significativas