Julio Fiadi

Julio Fiadi tem como principal conquista o fato de ter sido o primeiro brasileiro a chegar aos dois polos da Terra. Foi também primeiro brasileiro a percorrer a “rota de Shackleton” na ilha Geórgia do Sul. Palestrante profissional, tendo ministrado palestras para algumas das maiores empresas e universidades do país.


Julio Fiadi tem como principal conquista o fato de ter sido o primeiro brasileiro a chegar aos dois polos da Terra. Foi também primeiro brasileiro a percorrer a “rota de Shackleton” na ilha Geórgia do Sul. É velejador com 6 passagens à vela pelo cabo Horn e 7 viagens a Antártica, mergulhador com experiência em diversos pontos do Brasil e do exterior e três mergulhos autônomos nas águas geladas da Antártica. Além disso também é piloto de avião e asa-delta, com mais de 1500 horas de vôo em comando de monomotor sobre regiões de selva no norte do Brasil. Foi fotógrafo das expedições “Mar sem fim” de Amyr Klink e “Travessia do Drake” de Beto Pandiani. Possui artigos e fotos publicados em diversas revistas, entre elas Veja, Terra, IstoÉ, Outdoor, Época, Náutica, Off-shore, Bateaux e Professional boatbuilder, entre outras. É autor do livro “Rumo aos pólos”, além de ser empresário, diretor de uma indústria do setor de metalúrgico. Palestrante profissional, tendo ministrado palestras para algumas das maiores empresas e universidades do país.

Sobre as palestras:

Os desafios na preparação e execução de uma expedição polar são muito semelhantes aos que encontramos no dia a dia do universo corporativo. Percorrer grandes distâncias num ambiente extremamente hostil ao homem, com temperaturas de até 50 graus abaixo de zero, arrastando um trenó contendo tudo o que é necessário para se manter vivo requer planejamento, dedicação, trabalho em equipe, comprometimento, agilidade, administração de emoções, perseverança e superação de metas. Cometer erros sobre a calota polar quase sempre é fatal. Dos dez primeiros exploradores que chegaram ao polo Sul, cinco morreram sobre o gelo. No mundo empresarial não é muito diferente. Erros de logística, comunicação e liderança podem ser igualmente fatais. O espírito das expedições aos dois polos da Terra pode ir até sua empresa. Com imagens incomuns e uma palestra dinâmica e motivadora, Julio Fiadi mostra porque os requisitos para um bom explorador polar são os mesmos necessários ao executivo de sucesso.

Temas das palestras:

• Rumo aos polos: lições empresariais extraídas das expedições polares do primeiro brasileiro a alcançar os dois polos da Terra
• Shackleton e o endurance, liderar para sobreviver: aprendendo com a maior das expedições polares de todos os tempos
• Velejando e mergulhando na Antártica: experiência de um brasileiro em suas expedições à vela ao continente congelado