Marcelo Vitorino

Ministra aulas, palestras e trabalha como consultor de comunicação, marketing digital e gestão de imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.


Marcelo Vitorino é consultor de comunicação, marketing digital e gestão de crise com vasta experiência nos mercados corporativo, governamental, terceiro setor e político. Entre 2000 e 2008 atuou no meio editorial e na publicidade como sócio da Insight publicidade, diretor de operações da Supergráfica e diretor de marketing da editora Símbolo. Após esse período migrou o foco para o meio digital; como primeiro teste na área e para entender o comportamento do consumo de conteúdo na internet abriu um blog chamado ''Pergunte ao urso'' que respondia perguntas de leitores. O blog chegou a ter um milhão de acessos mensais, deu origem a dois livros e foi propagado em todo circuito midiático com menções na novela ''Caminho das Índias'' e participações no ''Teleton''.

Em 2010 foi eleito melhor blog de entretenimento pela Blogbooks. Atuando como estrategista de comunicação digital auxiliou empresas e instituições a explorarem melhor o potencial da internet. Em marketing político contribuiu na campanha de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2008. Em 2010 coordenou a campanha digital de Orestes Quércia para o Senado, bem como a de Rodrigo Garcia para deputado federal. Colaborou no segundo turno para a campanha de José Serra e na campanha de Raimundo Colombo para o governo de Santa Catarina.

É professor na ESPM SP no curso ''Marketing político eleitoral: a vez do digital'' e ''Estratégias digitais para resultados'' e no MBA do IESB Brasília na disciplina ''Marketing político em ambientes digitais''. Esteve presente nos principais eventos do meio digital, de mercado e institucionais, e com aulas e palestras ministradas nas principais faculdades de São Paulo. Ministra aulas, palestras e trabalha como consultor de comunicação, marketing digital e gestão de imagem/crise para empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.

Temas das palestras:

• Gestão de crise na era digital, e-branding, segurança da informação e boas práticas
• Crowdfunding, e-commerce, empreendedorismo, e-bussiness, estratégia e planejamento de ações
• Marketing digital, marketing político e governamental, higienização de base de dados, CRM e e-mail marketing
• Comunicação digital, geração conectada, mídia social, mobile, aplicativos e ferramentas
• Estratégia e produção de conteúdo, CRM, planejamento em comunicação digital e mídia social

Temas disponíveis para contratação de palestras, cursos ou consultorias:

Imagem:

• Gestão de crise na era digital
• Influenciadores e a nova mídia
• Exposição e privacidade em redes sociais
• Reputação corporativa 2.0
• Boas práticas para gestores e colaboradores conectados
• Segurança da informação em um mundo nas nuvens

Relacionamentos:

• Estratégias e técnicas para produção de conteúdo digital
• Ativação de redes sociais e usuários cadastrados
• Planejamento e métricas ações de comunicação digital
• Uso corporativo de mídia social e ferramentas
• Como higienizar e ampliar base de dados

Tendências e inovação:

• Mídia social: tendências para o uso corporativo
• Terceiro setor e a criatividade no uso das novas mídias
• EGov: o futuro da relação entre governo e a população
• Escolas do século 19, alunos do século 21
• O custo real da internet

Resultados:

• Por dentro do crowdfunding
• Planejamento e conteúdo para lojas virtuais
• Mídia social para empresas: como impactar o consumidor
• Relacionamento com consumidores conectados
• Campanhas políticas na era digital
• Base de dados e CRM para atração, relacionamento e fidelização de clientes