Brasília/DF

Jorge Arbache

Jorge Arbache é economista. Tem experiência na área governamental, setor privado, organizações internacionais e academia. Tem se dedicado às agendas de crescimento econômico e de políticas setoriais, incluindo competitividade, produtividade, inovação, tecnologia, educação, comércio internacional, investimentos e competição. É revisor de muitas das mais reputadas revistas científicas nacionais e internacionais. Listado entre os top economistas brasileiros e entre os top economistas latino-americanos.


Jorge Arbache é economista. Tem experiência na área governamental, setor privado, organizações internacionais e academia. Tem se dedicado às agendas de crescimento econômico e de políticas setoriais, incluindo competitividade, produtividade, inovação, tecnologia, educação, comércio internacional, investimentos e competição. Possui pós-graduação em Cutting edge of development thinking pela  Kennedy school of government (Harvard, 2009), pós-doutorado pelo World institute for development economics research (Finlândia, 2003) e PHD em economia pela University of Kent (Inglaterra, 1999). É mestre em economia pela Universidade de Brasília (1989), bacharel em economia pela Universidade federal de Juiz de Fora (1986) e bacharel em direito pelo Instituto Vianna Júnior (1987). Tem liderado missões brasileiras em reuniões e eventos na OCDE que tratam de estudos econômicos que incluem o Brasil. Professor de economia na Universidade de Brasília. Professor de crescimento econômico, economia brasileira, economia do trabalho, política econômica, econometria e microeconometria. Foi membro de vários comitês científicos de prestígio, tanto nacionais quanto internacionais. Foi pesquisador do CNPQ por diversos anos. Economista sênior do Banco mundial em Washington (staff permanente, licenciado), foi diretor do principal relatório anual do Banco mundial para a África (Africa development indicators, edições de 2005 a 2010). Assessorou o economista-chefe e a vice-presidente da África em assuntos pertinentes a operações de crédito, estratégias do Banco mundial para a região africana, cooperação com doadores e com a comunidade financeira internacional e cooperação. Co-organizou eventos de alto nível do FMI e Banco mundial. Coordenou diversas pesquisas de análise da economia africana, notadamente em crescimento econômico. Na área governamental teve como clientes o ministério da fazenda, do planejamento, do desenvolvimento, indústria e comércio exterior, das relações exteriores, da previdência social, do trabalho e IPEA, dentre outros. Entre os organismos internacionais atuou com Banco mundial, FMI, BID, CEPAL, OCDE, OIT, UNSRID e WIDER, dentre outros.

Liderou estudos de grande interesse de política pública, incluindo-se os relatórios ''Estratégias e impactos do acordo comercial do Mercosul com a União europeia'' e ''Impactos do acordo de livre comércio das Américas'' (ministério das relações exteriores), ''Competitividade internacional brasileira'' e ''Acordo automotivo Brasil-Argentina'' (ministério do desenvolvimento, indústria e comércio exterior). Diretor de proteção social do projeto ''Brasil 3 tempos'' (núcleo de estudos estratégicos da presidência da República). É autor de mais de 80 artigos científicos publicados em revistas acadêmicas e livros e autor de quatro livros. Suas contribuições científicas incluem trabalhos publicados nas áreas de macroeconomia, crescimento econômico, economia industrial, comércio internacional, economia do trabalho, economia das reformas econômicas, economia da pobreza, economia do turismo, economia latino-americana e economia africana. É revisor de muitas das mais reputadas revistas científicas nacionais e internacionais. Listado entre os top economistas brasileiros e entre os top economistas latino-americanos.

Temas das palestras:

• Economia internacional e globalização
• Crise econômica internacional
• Economia brasileira e economia pós-crise
• Governança, corrupção e setor privado
• Mercado de trabalho e a economia brasileira
• Mudanças demográficas, previdência social e a economia brasileira
• Economia africana
• Objetivos do milênio e desenvolvimento econômico