• Home
  • Marco Tulio Zanini

Marco Tulio Zanini

Possui mestrado e doutorado em gestão empresarial. Doutorou-se pela Universidade de Magdeburg na Alemanha, onde gerenciou projetos de pesquisa e trabalhou como professor visitante e pesquisador nas áreas de gestão estratégica do valor intangível e ética aplicada à economia das organizações.


Diretor da Symballein. Professor nas áreas de liderança, gestão estratégica de pessoas, ética aplicada aos negócios e gestão de ativos intangíveis. Pioneiro no Brasil no tema confiança nas empresas e gestão integrada. Foi o coordenador da pesquisa internacional ''Trust inventory project'' (TIP) realizada na Alemanha, que resultou no maior banco de dados do mundo sobre o tema confiança nas empresas. Professor e coordenador do mestrado executivo da FGV no Rio de Janeiro e professor associado da Fundação Dom Cabral.

Possui mestrado e doutorado em gestão empresarial. Doutorou-se pela Universidade de Magdeburg na Alemanha, onde gerenciou projetos de pesquisa e trabalhou como professor visitante e pesquisador nas áreas de gestão estratégica do valor intangível e ética aplicada à economia das organizações. Foi executivo e consultor em empresas de grande porte no Brasil e no exterior, tendo atuado em vários projetos de intervenção e desenvolvimento organizacional.

Responsável por programas de parcerias com alto-executivos em diversas empresas. Desenvolve pesquisas nos temas confiança nas relações de trabalho, gestão integrada de ativos intangíveis e formação de equipes de alto desempenho em operações especiais. Doutor em management pela Universidade de Magdeburg, Alemanha. Mestre em gestão de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em arquitetura e urbanismo pela Federal do Rio de Janeiro. Técnico em metalurgia pela Escola técnica federal do Espírito Santo.

Tema da palestra:

• Case motivacional de ética, liderança, trabalho disciplinado em equipe e planejamento estratégico em marketing de comunicação