Marcos Nascimento

Segue exercendo sua busca pelas modernas e inovadoras práticas de liderança e gestão de pessoas através de sua atual posição executiva, além de sua atuação como professor dos cursos de MBA da FIA USP.


Com mais de 20 anos de experiência na área, Nascimento tem como desafio primordial manter o RH como um importante parceiro do negócio, agregando valor e melhorando o modelo com base no profundo conhecimento proveniente da gestão de pessoas e interagindo com líderes para intensificar esse apoio à empresa e contribuir para seu crescimento.

Formado em orientação educacional e tecnologia de sistemas, possui pós-graduação em RH e MBA pela Fundação Dom Cabral e Kellog school of management. Especializou-se na gestão de pessoas e negócios em escolas como FGV, London business school e Columbia business school.

Foi premiado como ''Destaque RH 2002'' pela revista Gestão plus/RH em síntese e citado como ''The best of America'' pela revista Latin trade. Nascimento integra a diretoria nacional da ABRH e atua como professor dos cursos de pós-graduação da FAAP.

Segue exercendo sua busca pelas modernas e inovadoras práticas de liderança e gestão de pessoas através de sua atual posição executiva, além de sua atuação como professor dos cursos de MBA da FIA USP.

Sobre as palestras:

O tema central das palestras é o processo de gestão de pessoas talentosas e (invariavelmente) difíceis em seu relacionamento interpessoal seja com pares, subordinados ou consigo mesmo. Neste sentido os temas propostos levam em consideração um apelo e provocação em seu título com o objetivo de gerar curiosidade já na sua propagação.

As atuações tem dois formatos básicos: "provocações" ou palestras, cujo conteúdo (construído em conjunto com o cliente) é abordado e discutido em média de 90 a 100 minutos com opção de debate, sempre com base na apresentação de imagens (filmes, charts e charges) e fundamentadas em dados e pesquisas que permitam provocações e alguma "acidez" nas colocações para que o público seja impactado e pense em mudanças de comportamento.

O segundo formato constitui programas de desenvolvimento adaptados à dinâmica do cliente usualmente abordados e discutidos em 16 a 24 horas. A idéia central não é mostrar uma "sombra", mas focar na luz que pode sobrepor-se à ela. É "positivar" uma situação crítica sobre as necessidades dos processos e modelos de liderança vivenciados pelo público. O objetivo é que o público saia "maravilhado" ou incomodado, mas jamais da mesma forma que estava antes de assistir à palestra ou participar do programa.

Temas das palestras:

• Comunicando-se com os talentos: meio ou atitude?
• Parcerias de RH: com quem devemos dar as mãos?
• A elegância do acrobata X a agilidade do malabarista
• Liderança: sofrimento ou virtude?
• Resultados incomuns com pessoas comuns!
• Gestão de pessoas difíceis porém talentosas: qual o segredo?
• O pastoreio e o cuidado com as ovelhas
• Puros-sangues: gerindo o equilíbrio entre potência e controle
• Qualidade de vida e trabalho