São Paulo/SP

Marcos Palhares

Toda a sua jornada de aventuras e atividades espaciais estão condensados em suas palestras que ministra atualmente por todo país, de escolas até grandes conglomerados empresariais.


Sua lista de atividades em ecoturismo é extensa: tirolesa, rafting nível 5, canyoning e rapel a 82 metros de altura; expedições em cavernas, escalada em montanhas, salto de paraquedas, vôo de parapente e de balão.

Mergulho com escafandro, em naufrágios e com tubarões; passeios de submarino e submergíveis, longos trekkings, entre outras atividades que o fizeram desenvolver um vasto conhecimento pelo mundo, os limites da natureza e os seus próprios.

Future Virgin Galactic Astronaut and Consultant Space Agent: empreendedor, estrategista, pesquisador, escritor, explorador, aventureiro e palestrante; listado para ser um dos mil primeiros seres humanos para viajar ao espaço.

Marcos Palhares é uma figura interessantíssima que encarna as ficções de Julio Verne na vida real. Sua experiência abrange expertise em negócios, treinamento técnico avançado e realizador de aventuras extraordinárias.

Formou-se em engenharia de produção e fez pós-graduação em gestão de marketing. Estudou astronomia, astrofísica e o idioma russo.

No total, foram mais de 100 cursos realizados entre seminários, fóruns e palestras, especialmente em temas focados na área de engenharia, marketing, negociação, vendas e relações públicas.

Não deixando seu sonho de infância de lado, estudou para a sua preparação como os astronautas na Rússia, tornando-se o primeiro brasileiro a atingir a estratosfera, em um vôo a bordo do caça supersônico Mig-29. “Lá do alto é possível ver a curvatura da Terra e ter uma visão do espaço, onde o céu é escuro e infinito. É fantástico ver o sol brilhar em meio ao vazio negro”, conta.

Nesta mesma época, ele foi um dos primeiros brasileiros a visitar o Centro de Treinamento Cosmonauta Yuri Gagarin, em Moscou, de onde são formados os cosmonautas russos; e o Centro de Controle de Missão, onde é possível acompanhar em tempo real as atividades dos cosmonautas na Estação Espacial Internacional.

Anos depois, realizou cursos e treinamentos voltados para astronautas no Kennedy Space Center (KSC), no Cabo Canaveral, Flórida. Lá estudou com as mentes mais brilhantes de nosso tempo, pessoas extremamente talentosas e inteligentes do mundo inteiro.

Em 2012 esteve em uma missão científica apoiada pela NASA, entitulada Mars Desert Research, simulando uma exploração humana em Marte, isolado em uma cápsula espacial, no deserto de Utah por 150 horas.

Neste treinamento de sobrevivência em um mundo desconhecido, ele foi o primeiro brasileiro a comandar este tipo de missão, levando também a primeira tripulação da América Latina.

Foi exposto a uma cultura de inovação e criatividade, exigida para a exploração de um novo planeta. Após esta experiência, foi convidado para atuar como membro da Mars Society.

Em 2013 palestrou para representantes e acadêmicos da atividade espacial sobre Santos Dumont, falando sobre o seu pioneirismo e colaboração para a história da aviação.

Na Califórnia foi testado em ambiente de micro-gravidade, simulando a mesma flutuabilidade que o corpo tem no espaço, a bordo do Gforce One.

Esteve no laboratório Jet Propulsion Laboratory (JPL), onde pôde presenciar a missão da sonda Curiosity ao vivo, em Marte, junto a uma equipe de notáveis do mundo aerospacial, incluindo o segundo homem a pisar na Lua (Buzz Aldrin), o presidente da NASA, o CEO da Virgin Galactic George W e o CEO da Space X Elon Musk, entre outros.

Marcos quebrou o recorde brasileiro de profundidade em uma viagem de submergível no mar do Caribe, atingindo 2.260 pés em uma missão entitulada “Segredo do Abismo”.

Lá, vislumbrou formas de vida bioluminecentes e um relevo intocado pelo homem desde a Era do Gelo. Também retornou de um laboratório de biodiversidade e autossuficiência no Arizona, o Biosphere2.

Em 2016 foi convidado para carregar a Tocha Olímpica pelo comitê Rio 2016. Lançou seu livro motivacional ”O Céu Não é o Limite”, prefaciado pelo astronauta Marcos Pontes, onde pretende encorajar pessoas, seja pelo empreendedorismo com garra, seja pelo espírito de superação conquistado através de aventuras.

Foi chamado para fazer parte de um seleto time de aventureiros reconhecidos no mundo todo, a World Adventure Society. Em 2018 conheceu o Johnson Space Center (NASA) em Houston, esteve dentro do laboratório de flutuabilidade neutra assistindo os treinamentos reais com astronautas antes de sua ida ao espaço.

Ainda nos Estados Unidos treinou em circuito para simulações de combate com um tanque de Guerra americano FV-431. Em 2019 voltou à NASA para conhecer o Vehicle Assembly Buildind, o SLF e a fábrica espacial da Boeing, onde acompanhou com exclusividade a construção da cápsula espacial CST-100 Starliner.

Em 2020 concluiu seu treinamento no Gagarin Research & Test Cosmonaut Training Center, tornando-se o segundo brasileiro a aprender e utilizar um traje espacial real de cosmonauta, o Orlan (além do astronauta Marcos Pontes).

Também conheceu as estações de lançamento de foguetes em Baikonur, no Cazaquistão, onde a história espacial começou. Palhares tem lugar reservado no assento 362 “Pionner” do Spaceship Unity, o que o fará um dos primeiros brasileiros a estar em órbita e um dos primeiros mil seres humanos a conquistar tal oportunidade pela iniciativa privada.

Toda a sua jornada de aventuras e atividades espaciais estão condensados em suas palestras que ministra atualmente por todo país, de escolas até grandes conglomerados empresariais.

Metodologia das palestras:

O céu não é o limite

As palestras com metodologia “O céu não é o limite” pretendem encorajar pessoas a quebrarem barreiras e realizarem sonhos. O objetivo?

Capacitar os novos líderes do amanhã com as ferramentas, o conhecimento, as habilidades e a atitude para promover impacto real positivo para seu meio, através de sua experiência com tecnologias de excelência e beyound.

Essa experiência ensina que o ser humano não tem limites, pode superar desafios e chegar cada vez mais longe, estimulando os objetivos dos palestrados e tornando o mundo um lugar melhor. Todas as palestras abordam tópicos relacionados a:

- Administração
- Atendimento ao cliente
- Auto estima
- Coaching
- Comprometimento
- Criatividade
- Empreendedorismo
- Engenharia
- Espiritualidade
- Ética
- Ficção
- Gestão de pessoas
- Gestão de vida
- Inovação
- Liderança
- Marketing
- Marketing digital
- Motivação
- Negociação
- Qualidade de vida
- Superação
- Tecnologia
- Telemarketing
- Trabalho em equipe
- Turismo
- Vendas
- Liderança em vendas
- Técnicas de vendas
- Telemarketing
- Vendas de serviços
- Web marketing

Temas e tópicos das palestras com metodologia ''O céu é o limite'':

Liderança

Seremos rápidos porque o relógio está chegando ao zero. Se você tiver interesse na transformação de sua empresa, recomendamos agir rápido. Isso pode ser decisivo para os seus negócios. Existem diferenças vitais entre gerenciar e liderar.

As organizações em geral querem que os seus gestores sejam competentes em ambas as situações, o ''Líder Alfa''! A palestra vai fornecer métodos de gestão consagrados e ferramentas essenciais para a busca da excelência na gestão de resultados, rotina e pessoas.

Convidamos o participante a se conhecer como líder e a realizar um plano de ação para elevar de forma considerável o seu desempenho. Dentre alguns resultados esperados destacamos:

- Novo gestor identifica problemas e aprende a utilizar métodos de melhoria contínua para atingir metas
- Gestor identifica metas essenciais com foco nos indicadores de desempenho ou itens de controle para monitorar a eficiência dos processos de trabalho
- Aplicar ferramentas comportamentais que levam a excelência em qualquer tipo de relacionamento que exige influência mutua
- O gestor aprende a administrar conflitos com maturidade e promover o espírito do trabalho em equipe como fator decisório para a sua sobrevivência e sobrevivência organizacional
- Gestor realizará o processo de gerenciamento de desempenho para o fornecimento de feedback eficaz, transferência de poder com autoridade e responsabilidade
- As equipes estarão comprometidas com o sucesso da sua estratégia e medidas de execução
- Gestor criará uma frequência de responsabilidade reportando os avanços na busca pelos resultados com cadência e regularidade

Essa experiência ensina que o ser humano não tem limites, pode superar desafios e chegar cada vez mais longe, estimulando os objetivos dos palestrados e tornando o mundo um lugar melhor. Os tópicos são:

- Momento para inspiração
- Seja atuante e um tomador de decisões
- Tenha persistência. Não desista e não se deixe desiludir com os fracassos
- Tenha atitude e coragem para agir
- Busque valores éticos e morais como filosofia de vida
- Recicle-se continuamente. Busque o conhecimento para saber enxergar as oportunidades à frente
- Trabalhe um bom planejamento, que possua uma meta definida, executando com disciplina o necessário
- Assuma responsabilidades
- Lidere pelo exemplo e dê feedback
- Saiba se relacionar com as pessoas, comunicar-se bem e ter bons relacionamentos
- Reconheça os méritos dos colaboradores
- Reflexão e aprendizado

Vendas

Marcos Palhares começou sua carreira como vendedor de porta em porta. Hoje é o vendedor brasileiro de viagens espaciais, representante comercial da empresa americana Virgin Galactic. E não é só.

Adquiriu know-how e aprendeu a vender sonhos, experiências de realização pessoal de pessoas com muito dinheiro, e em determinados casos, nem tanto.

Ainda assim ele aprendeu que vender é uma fórmula que se aplica à todos, não se trata de algo trivial, mas de uma série de técnicas aprimoradas de convencimento e persuasão.

Sua palestra é mais do que a realização de um lado. É a felicidade de dois, cliente e empresa. Mas para isso, o vendedor excepcional deverá saber mostrar vantagens. A Palestra pretende encorajar colaboradores a quebrar barreiras e realizar vendas inimagináveis. Os tópicos são:

- Introdução e vídeo clip
- Momento para inspiração
- Acredite nas suas metas
- Tenha persistência. Não desista e não se deixe desiludir com os fracassos
- Tenha atitude e coragem para agir
- Busque valores éticos e morais como filosofia de vida
- Recicle-se continuamente. Busque o conhecimento para saber enxergar as oportunidades à frente
- Trabalhe um bom planejamento, que possua uma meta definida, executando com disciplina o necessário
- Valorize a boa saúde e respeite seu corpo acima de tudo
- Seja flexível e otimize o tempo, porque realizar grandes tarefas exige muita paciência
- Saiba se relacionar com as pessoas, comunicar-se bem e ter bons relacionamentos
- Exemplos práticos para a condução da boa venda
- Reflexão e aprendizado
- Conclusão e perguntas

Aventuras

Vamos fechar os olhos e sonhar. Melhor ainda do que sonhar é vislumbrar a realidade que existe. Você já se perguntou porque algumas pessoas conseguem conquistar tantos resultados positivos em todas as áreas da vida e outras ficam apenas sonhando?

O que as diferencia? O que as separa da multidão? A resposta correta para essas perguntas não é talento ou sorte. Ela está em como essas pessoas desenvolvem hábitos e comportamentos para transformar seu potencial em resultados!

Palestra para ensinar como você pode transformar a sua vida, e usar métodos comprovados para construir a vida que você sempre quis e merece! Para iniciar o caminho destas aventuras da vida, você vai aprender como:

- Controlar medos e incertezas
- Influenciar pessoas ao seu redor
- Ser mais produtivo, saudável e feliz
- Tomar melhores decisões
- Desenvolver a sua criatividade
- Ser um líder eficiente

Algumas experiências inseridas durante a palestra visam ambientar seus colaboradores em um mundo disruptivo, cheio de inovações e superação:

- Visita ao Centro de Treinamento de Cosmonautas (Roscosmos)
- Visita ao Jet Propulsion Laboratory (NASA)
- Treinamento no ATX: Astronaut Experience (NASA)
- Vôo na estratosfera (SOKOL)
- Vôo em gravidade zero no GForceOne (2013)
- Missão simulada de Marte MDRS como comandante de missão
- Experiência com exploração de oceano em submergível a 2.260 pés de profundidade (2013)

Em 2023 está previsto para ser um dos 1000 primeiros seres humanos no espaço e um dos primeiros brasileiros para realizar este feito.

Empreendedorismo

Essa experiência ensina que o ser humano não tem limites, pode superar desafios e chegar cada vez mais longe, estimulando os objetivos dos palestrados e tornando o mundo um lugar melhor. Os tópicos são:

- Introdução e vídeo clip
- Momento para inspiração
- Acredite nos seus sonhos e metas de vida
- Tenha persistência. Não desista e não se deixe desiludir com os fracassos
- Tenha atitude e coragem para agir
- Busque valores éticos e morais como filosofia de vida
- Recicle-se continuamente. Busque o conhecimento para saber enxergar as oportunidades à frente
- Trabalhe um bom planejamento, que possua uma meta definida, executando com disciplina o necessário
- Valorize a boa saúde e respeite seu corpo acima de tudo
- Seja flexível e otimize o tempo, porque realizar grandes tarefas exige muita paciência
- Saiba se relacionar com as pessoas, comunicar-se bem e ter bons relacionamentos
- Busque recursos financeiros: tudo será melhor através de conquistas pessoais, do resultado de seu trabalho

Turismo espacial

Na palestra serão abordadas informações sobre os progressos da área e a preparação envolvida para os primeiros candidatos interessados em fazer uma viagem espacial.

Palestra para escolas

Uma oportunidade única de saber mais a respeito desta incrível aventura. Tem como objetivo não apenas compartilhar a experiência do Marcos, como também inspirar as pessoas para que sigam seus sonhos.

Mostra que com determinação e vontade é possível superar dificuldades e atingir objetivos. Isso de forma descontraída e com bastante emoção através de apresentações multimídia e vídeos, levando o público para uma jornada virtual rumo ao espaço.

Relatando diversas lições aprendidas antes, durante as experiências, pretendo estimular pensamentos e ideias, incentivar perguntas e transmitir a mensagem de que tudo é possível.

Em suas apresentações, veste-se caracterizado com o uniforme de treinamento dos voos espaciais. Costuma sortear presentes diferenciados para a platéia, como uma refeição espacial que ele trás pessoalmente do Kennedy Space Center. Todos adoram! Os tópicos são:

- Introdução e vídeo clip
- Como tudo começou
- O que é um astronauta
- Curiosidades sobre os treinamentos
- Como é uma base espacial
- Highlights da experiência
- A importância de seguir seus sonhos
- Conclusão e perguntas

Cronologia da história espacial

Palhares mostra em detalhes através de imagens, vídeos e muita interação com o público, os momentos marcantes, os sucessos e fracassos da mais engenhosa operação de exploração da humanidade.

Desde os tempos pré-históricos quando o homem descobriu os astros, passando pela antiguidade, idade média, os tempos modernos até as perspectivas de futuro.

Tudo de uma forma descontraída e bem humorada em que ele próprio se insere no contexto, relatando a importância do turismo espacial e a revolução que isto representa no cenário atual. Embarque junto nesta viajem de história, aventura e ciência!

Outros tipos de trabalho:

• Mestre de cerimônias
• Moderador de debates
• Presença VIP