A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NA MEDICINA


Estamos vivendo uma nova Era. O Cenário que se apresenta é um cenário de mudanças constantes onde, a cada dia, nos tornarmos seres mais exigentes.

Buscamos MAIS qualidade de vida, MAIS confiança nas pessoas, MAIS confiança nos produtos que adquirimos, MAIS benefícios agregados aos produtos ou serviços, enfim, procuramos direcionar nossas exigências no sentido de conquistarmos as palavras da moda no próximo milênio: “ SATISFAÇÃO “ e “ MAIS “ .

 Com todas estas mudanças, o “ MARKETING “ também mudou. Suas estratégias foram  se adaptando no decorrer dos anos e, nos dias de hoje, podemos dizer que as estratégias de sucesso estão voltadas para o  “ RELACIONAMENTO “.

 CONCEITOS DE MARKETING:

 ·       John A Howard, da Universidade de Columbia, define como o processo de: 

 ·       Identificar as necessidades do Cliente;

 ·       Conceituar essas necessidades em termos da capacidade de uma organização para produzir;

 ·       Comunicar essa conceituação aos diferentes níveis de poder da organização;

 ·       Conceituar o produto ou o serviço  adequado às necessidades do cliente, previamente identificadas;

 ·       Comunicar todos esses conceitos ao cliente;

 ·       Podemos então dizer, que “ MARKETING “ nada mais é do que “ O Processo de Identificar, Conquistar e Manter Clientes satisfeitos, com lucratividade, ética e responsabilidade  social ”.

 Com a chegada do próximo milênio, a competitividade estará cada vez mais acirrada em todos os setores. O Relacionamento com os clientes será de fundamental importância para podermos identificar suas reais expectativas e necessidades com o objetivo de satisfazê-los plenamente.

 As estratégias competitivas devem estar direcionadas para  três características fundamentais:  COMUNICAÇÃO, INFORMÁTICA e, principalmente, CONFIANÇA.

 Na Medicina estão surgindo novas práticas em função de novas necessidades e expectativas dos Clientes. Surgiram, por exemplo, a Medicina Ortomolecular, a Medicina Estética, a Medicina Preventiva, a Cirurgia Plástica, todas para atender aos mais diferentes tipos de exigências e necessidades específicas, com objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Algumas Clínicas e Hospitais, já se preocupam com o atendimento ao cliente. A informática funciona como ferramenta na desburacratização de processos, no controle de pacientes, na gestão da informação e, principalmente, como instrumento para a compilação de dados e informações, visando um melhor relacionamento entre a empresa e o cliente.. Os médicos e funcionários, já trabalham praticando o Endomarketing, ou seja, todos trabalham em equipe, direcionados para um mesmo objetivo: “ A SATISFAÇÃO das necessidades e expectativas dos clientes internos e externos “.  A comunicação é compartilhada entre todos os setores gerando interatividade e soluções alternativas. Finalmente, promovem pesquisas constantes para identificar novas necessidades e expectativas, com o objetivo de satisfazê-las plenamente..

Cabe ressaltar que para podermos iniciar um trabalho de Marketing externo, é extremamente importante que seja implementado um trabalho de Marketing interno, onde todos trabalham comprometidos com o sucesso do negócio, alcançado através da  Satisfação plena de todos os clientes internos ou externos.

Sendo “ MARKETING  um conjunto de técnicas, de estratégias e de recursos que  servem para nos proporcionar um mais perfeito conhecimento do nosso negócio e que nos oferecem a oportunidade de influirmos sobre ele no intuito de alcançarmos nossos objetivos, como podemos utilizá-lo na Medicina Moderna ?

 Podemos utilizá-lo na obtenção de um conhecimento mais preciso de nossos atuais e prováveis clientes com o objetivo de proporcionar-lhes um melhor serviço, conquistando sua confiança  através da satisfação plena de suas necessidades. Em especial podemos destacar o MARKETING DE RELACIONAMENTO, orientado para o Serviço ao Cliente, desde a excelência no trato com ele, até a prestação de serviços da atividade médica a mais personalizada possível, frutificando na criação de uma perfeita inter-relação             médico-paciente, direcionada para a fidelização e permanência dele como seu cliente e como divulgador do seu negócio.

 Enfim, deixo aqui um tema para reflexão:

   “Todo profissional, seja qual for a sua área de atuação, deverá lutar por conseguir uma clientela satisfeita, estável, leal, duradoura e divulgadora do seu negócio, invocando toda a sua competência na realização de um serviço personalizado e de alta qualidade”.

Fernando R. A. Marchesini