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Rio de Janeiro/RJ

Flávia Maria Bittencourt - Adidas

Na empresa desde 2013 (quando assumiu a rede de beleza que pertence ao grupo francês de luxo LVMH), a gestora tem vasta experiência nos mercados financeiro e de telecomunicação


Atualmente Flávia atua como CEO da Adidas e membro dos conselhos da TIM e Marisa. Foi também a responsável pelo sucesso da Sephora no Brasil.

Na empresa desde 2013 (quando assumiu a rede de beleza que pertence ao grupo francês de luxo LVMH), a gestora tem vasta experiência nos mercados financeiro e de telecomunicação.

A falta de experiência no mercado de beleza foi um dos fatores que fez com que Flávia Bittencourt levasse a Sephora ao sucesso no Brasil.

Sem medo (como destacou a IstoÉ dinheiro), ela faz perguntas simples para compreender esse nicho de mercado. Flávia Maria Bittencourt é formada em engenharia química pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Assim que concluiu o curso fez pós-graduação em marketing na ESPM (SP). Tem também MBA executivo pela Fundação Dom Cabral, além de cursos no Insead (França) e na London business school. Em 1994 Flávia começou a carreira profissional como analista de marketing no banco Nacional.

Permaneceu no cargo e na instituição até 1995. Em seguida compôs o quadro de funcionários do Unibanco; e lá permaneceu até 2001, chegando a gerente de marketing.

Depois foi para a Oi onde atuou como diretora de marketing (ficou entre 2001 e 2011). De 2011 a 2012 foi diretora de marketing e negócios da Lácteos Brasil, quando recebeu o convite para presidir a Sephora.

Sob o comando de Flávia Bittencourt, a Sephora hoje encontra no Brasil seu terceiro maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Uma das medidas inovadoras foi criar o conceito de quiosque, que apresenta as coleções próprias da Sephora a um público maior, que se sentia acuado de entrar nas suntuosas lojas espalhadas por shoppings.

De início o projeto foi rechaçado; mas com uma pequena verba de marketing ela conquistou a confiança do CEO mundial da marca. Hoje o conceito de quiosque está presente em outros países.

No Brasil atualmente são 24 lojas e 11 quiosques. Para a IstoÉ dinheiro, Flávia declarou: ''Não sou mais varejo, sou entretenimento. A cliente entra na loja para se divertir, se maquiar, aprender um novo truque e brincar com uma marca que ela não conhece''.

''A compra é uma consequência que esse universo oferece. Então, tenho de manter essa experiência e esse entretenimento, que é o que todo varejo deseja ser e nós conseguimos''.

Temas das palestras:

• Perspectiva de mercado: rede internacional de varejo
• Beleza
• Mulheres de sucesso
• Mercado de cosméticos
• Sobre o comportamento das consumidoras brasileiras
• A crise é uma oportunidade para abrir lojas quando ninguém está abrindo
• Criando uma gestão de cultura do dono: todo mundo se sente dono