Sorocaba/SP

Prof. Luiz Marins

Reconhecido pela forma dinâmica e conceitos inovadores que defende em suas apresentações, explica conceitos complexos de forma didática, simples e objetiva, de forma que possam ser aplicados na prática das empresas.


Com experiência internacional em antropologia empresarial, Marins é considerado um dos mais preparados palestrantes do segmento, com tópicos relacionados a motivação pela razão, vendas, atendimento, marketing e liderança, dentre outros.

Quando se trata de motivar a empresa e criar mecanismos para aumentar resultados e produtividade, o mercado o reconhece como uma das maiores autoridades.

Energize seu pessoal com muito conteúdo e motivação pela razão, não pela emoção. São fatos, dados e análises concretas da realidade do mercado.

Visão antropológica do que realmente motiva o ser humano a ser mais inovador, criativo e comprometido com o sucesso, que realmente farão toda diferença na produtividade de sua organização.

O professor prepara cada palestra individualmente, com base em briefing (conference call, ZOOM ou Google Meet) com a empresa solicitante. Todas são customizadas.

Conhecido por tratar temas complexos de forma simples e com linguagem acessível, utilizando exemplos e casos reais que facilitam a compreensão.

O foco central de suas palestras é fazer com que seus colaboradores fiquem energizados para enfrentarem desafios do mundo competitivo em que vivemos.

Palestras voltadas à realidade concreta dos clientes. As pesquisas dão embasamento único e convincente. Com sua forte formação acadêmica, todos os dados e informações que apresenta têm fonte e credibilidade.

Participa de programas de TV há anos: Conta Corrente (GloboNews), Show Business (Bandeirantes) e hoje na Rede Vida de televisão.

Reconhecido pela forma dinâmica e conceitos inovadores que defende em suas apresentações, explica conceitos complexos de forma didática, simples e objetiva, de forma que possam ser aplicados na prática das empresas.

Gestão, motivação, marketing, vendas, ética e planejamento são as áreas em que Marins recebe mais solicitações. Seu conceito de ''Motivação Comportamental e Cognitiva'' faz com que os participantes entendam os motivos para agir ou mudar o rumo da ação.

Um dos mais preparados consultores brasileiros da atualidade devido à sua formação acadêmica, docente e por sua experiência empresarial no setor privado e público.

Foi alto executivo de empresas em Nova Iorque e Raleigh, além de possuir várias empresas no Brasil nos mais diversos ramos de negócio. Trabalhou no serviço público em todas as esferas.

Não ensina somente com livros e artigos especializados, mas com sua própria experiência e vivência na gestão empresarial. Tem mais de vinte livros publicados no Brasil e no exterior sobre gestão empresarial, motivação, empreendedorismo e antropologia.

Por sua experiência, fluência nos idiomas inglês e espanhol e conteúdo acadêmico, é frequentemente convidado para fazer apresentações para "boards" ou grupos de empresas multinacionais no exterior.

Discute as características antropológicas, políticas, sociais e econômicas do Brasil e da América Latina, sempre fundamentado em pesquisas, dados, oportunidades e ameaças do mercado.

Sempre uma visão completa da realidade e perspectivas de nosso país e região à investidores, executivos e interessados estrangeiros.

Antes de cada evento, realiza pesquisa de observação participante para conhecer melhor cada empresa, seu mercado, clientes e fornecedores; além do que o mercado pensa e fala da empresa, seus produtos e serviços.

Essa é a diferença que tem como fundamento a antropologia. Uma palestra nunca é feita sem algum tipo de investigação, estudo ou pesquisa.

Propõe um trabalho simples e eficaz para o acompanhamento do grupo após a palestra, com ações de aprofundamento dos temas discutidos.

Dessa forma, a empresa não corre o risco de seus colaboradores perderem o conteúdo algum tempo após sua realização. Esse trabalho de manutenção vem sendo feito para a mudança do comportamento das pessoas.

Realiza workshops cujas avaliações têm demonstrado que o índice de ganho dos participantes é excelente. Não são "enlatados".

A própria visão da antropologia empresarial exige que os workshops e cursos atendam especificamente as necessidades de quem estará participando e os objetivos da empresa contratante.

Todos sabemos que não existem duas empresas iguais; para que haja máxima eficácia, todo curso ou treinamento deve ser elaborado especialmente.

E o professor ainda conduz o ''Podcast do Marins'', com mensagens, dicas e ideias incríveis para sua motivação e sucesso, com um episódio novo toda terça-feira e gicas bônus ao longo da semana.

Alguns temas pré-concebidos das palestras:

• Liderança eficaz: como liderar pessoas para que formem times de alta performance
• Como transformar equipes em times de alta performance
• Os desafios das empresas e a motivação pela razão para enfrentá-los
• Mercado brasileiro: suas oportunidades e como conquistá-lo
• Desafios da execução: por que as coisas não acontecem na empresa?
• Por que vender é começar todo dia do zero?
• Como encantar e surpreender clientes
• Desafios de marketing e vendas num mercado competitivo
• Afinal, o que é motivação?
• Os desafios da motivação pela razão e não pela emoção num mercado competitivo
• Como vencer o medo de vencer em tempos competitivos
• Negociação e manipulação: como não se deixar manipular em situações competitivas
• Estratégia do oceano azul como ferramenta de planejamento: aplicação prática nas empresas
• Como ter sucesso com pessoas que temos, e não as que adoraríamos ter?
• Como a inovação e a criatividade acontecem no cérebro?
• Como criar e manter times criativos e inovadores em nossa empresa
• Os desafios éticos no cotidiano das empresas: ampliando os limites da ética
• Comportamentos e atitudes que aumentam produtividade no trabalho e qualidade de vida
• Como conviver eficazmente com códigos de ética e compliance
• É possível ser feliz no trabalho?
• O que nos faz felizes? Lições da antropologia
• Trabalhando com pessoas difíceis: colaboradores, colegas e clientes
• O que é entusiasmo? O poder do entusiasmo
• A força da paixão para vencer os desafios do mundo moderno e do trabalho
• Por que não deu certo?
• Desafios da comunicação na empresa brasileira
• Aprendendo com empresas de sucesso: Disney, Southwest Airlines e Starbucks Coffee
• Usando a história para o desenvolvimento pessoal e profissional
• O que os aborígines australianos podem nos ensinar?
• A aplicação da antropologia no estudo e prática da gestão empresarial
• Civilidade, educação, polidez e qualidade de vida no trabalho

Temas e tópicos dos workshops:

Vendas

Os tópicos são:

- O que é vender hoje?
- Os desafios de vender num mercado cada vez mais competitivo
- A importância da pré-venda e o que significa
- A importância do pós-venda
- Como fazer um pós-venda eficaz
- Como fidelizar clientes

Atendimento

Os tópicos são:

- Por que o atendimento é essencial no mundo competitivo em que vivemos
- O que é um bom atendimento?
- Como conseguir que nossos colaboradores entendam a importância de um bom atendimento
- Como treinar pessoas para um atendimento excelente
- O atendimento telefônico
- A importância da primeira impressão
- 10 exemplos de atendimento excelente

Liderança

Os tópicos são:

- O que é ser líder?
- O lider pode ser formado?
- Como liderar pessoas difíceis
- Como dar ordens e orientações e conseguir o seu cumprimento
- Como conseguir o comprometimento dos liderados
- As 12 causas de fracasso na liderança

A estratégia do oceano azul

Os tópicos são:

- A mais moderna ferramenta de planejamento estratégico do mundo
- Movimentos estratégicos que tornam a concorrência irrelevante

Cases de sucesso: Disney, Starbucks Coffee e Southwest Airlines

Os tópicos são:

- Razão do sucesso destas três empresas em suas respectivas indústrias
- Razão do sucesso em todas as suas áreas
- Aplicação prática destes princípios em sua própria empresa

Motivação

Os tópicos são:

- Como motivar colaboradores
- O que é motivação?
- Como oferecer motivos para que colaboradores tenham comprometimento e atenção aos detalhes
- A motivação cognitiva: razão, não emoção

Gestão empresarial

Os tópicos são:

- Foco
- Visão
- Política de caixa

Negociação e assertividade

Os tópicos são:

- Equipes de vendas
- Representantes
- Compras
- Supervisão
- Gerências
- Ser assertivo: negociar com sucesso com clientes e fornecedores

Fundamentos de marketing e vendas

Os tópicos são:

- O que é marketing hoje
- O que é e como vender
- Surpreender e encantar clientes num mundo competitivo, com qualidade e preços similares
- Como gerenciar pessoas
- Como conseguir alto desempenho das pessoas sem estressá-las
- Como dar ordens e orientações
- Como conseguir união e entrosamento entre departamentos
- Administração eficaz do tempo do executivo
- Como definir prioridades
- Como conseguir que as pessoas respeitem seu tempo e prioridades
- Os desafios do século 21
- Como enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo

Outros tipos de trabalho:

• Podcasts
• Moderador de debates