Dejan Petkovic

Pet é um ex-futebolista e atual diretor e treinador sérvio que atuava como meia e atacante. Atualmente é comentarista do canal SporTV.


Pet é um ex-futebolista e atual diretor e treinador sérvio que atuava como meia e atacante. Especialista em cobranças de faltas, escanteios, lançamentos, passes e chutes precisos, foi reconhecido como um dos jogadores mais técnicos atuando no Brasil nos últimos anos e um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogaram no país. Um raro exemplo de jogador europeu a vir jogar no Brasil, virou ídolo no Vitória e destacou-se também em três rivais cariocas: Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense.

Porém esse sucesso não seria reconhecido pelas diversas comissões técnicas que foram se passando pelas seleções iugoslava e servo-montenegrina: sucesso este que acabaria reconhecido pelo próprio governo da Sérvia em 2010 quando o Ministro das relações exteriores de sua terra natal anunciou Petkovic como cônsul honorário da Sérvia no Brasil. Tornou-se o mais jovem jogador da história do futebol iugoslavo a atuar numa partida oficial, estreando em 25 de setembro de 1988 (quando tinha 16 anos e 15 dias de idade) em vitória por 4 x 0 sobre a equipe bósnia.

No Radnicki ganhou o apelido pelo qual é conhecido em sua terra natal: ''Rambo'', em referência ao personagem de Sylvester Stallone, por seu físico robusto à época. Deu seu grande salto ao transferir-se em 1991 para o poderoso Estrela vermelha de Belgrado (recém-campeão da Copa dos campeões da UEFA) atuando por lá até 1995. Petkovic foi o grande nome no meio-campo do grupo que reconquistou a Liga iugoslava, o único campeão a jogar as 36 rodadas, sobressaindo-se em relação a colegas que posteriormente teriam mais prestígio na Europa que ele como Goran orovic, Darko Kovacevic e Dejan Stankovic.

Após a conquista foi contratado pelo Real Madrid por já ser considerado uma das grandes promessas europeias. Em 2013 foi anunciado como gerente das categorias de base do Atlético paranaense, além de comandar a equipe sub-23 do Furacão, que substitui a equipe principal durante o Campeonato paranaense de 2014. Em 2015 reiterou ser favorável ao uso de jogadores juvenis nos estaduais do Brasil como um meio-termo válido para manter a existência da competição, cada vez menos valorizados pelos grandes times mas importante historicamente. Em 2015 foi anunciado como técnico do Criciúma. Em 2017 foi anunciado como treinador pelo Vitória. Atualmente é comentarista do canal SporTV.

Tema da palestra:

• Case motivacional de gestão esportiva, liderança, trabalho disciplinado em equipe e superação