• Home
  • Luiz Carlos Molion

Maceió/AL

Luiz Carlos Molion

Conhecido como o cientista que não se curva aos ambientalistas radicais, é defensor da polêmica tese de que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global.


Luiz Carlos Baldicero é meteorologista, professor e pesquisador da Universidade federal de Alagoas. PHD em meteorologia e pós-doutor em hidrologia de florestas. Conhecido como o cientista que não se curva aos ambientalistas radicais, é também representante dos países da América do sul na comissão de climatologia da Organização meteorológica mundial. É defensor da polêmica tese de que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global.

Molion tem mais de 30 artigos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais e em congressos, sendo a maioria absoluta publicada a partir do ano de 1995, em particular sobre impactos do desmatamento da Amazônia no clima, climatologia e hidrologia da Amazônia, causas e previsibilidade das secas do nordeste, mudanças climáticas globais e regionais, camada de ozônio e fontes de energias renováveis. Foi cientista-chefe nacional de dois experimentos com a NASA sobre a Amazônia. Aposentou-se do Instituto nacional de pesquisas espaciais e foi diretor de ciências espaciais e atmosféricas como ''Pesquisador titular III''.

Entre 1990 e 1992 foi presidente da Fundação para estudos avançados no trópico úmido, onde desenvolveu pesquisas sobre desenvolvimento sustentado; em particular o biodiesel, combustível renovável feito de óleos de palmáceas nativas. Possui graduação em física pela Universidade de São Paulo, PHD em meteorologia pela University of Wisconsin, pós-doutorado em hidrologia de florestas pelo Institute of hydrology e foi ''fellow'' do Wissenschaftskolleg zu Berlin da Alemanha.

É pesquisador-sênior aposentado do INPE/MCT e professor associado da Universidade federal de Alagoas. Professor palestrante convidado da Western Michigan university e professor de pós-graduação da Universidade de Évora, Portugal. Tem experiência na área de geociências com ênfase em dinâmica de clima, atuando principalmente em variabilidade e mudanças climáticas no nordeste do Brasil e Amazônia; e nas áreas correlatas a energias renováveis, desenvolvimento regional e dessalinização de água. É membro do Grupo gestor da comissão de climatologia da Organização meteorológica mundial.

Tema da palestra:

• Uma outra perspectiva da sustentabilidade